(per)Seguidores

sábado, 1 de janeiro de 2011

Será que é por sermos bonzinhos que nos lixam?

Portugal é dos países europeus que mais defende a igualdade de direitos entre religiões. A conclusão é de um estudo elaborado por uma Universidade alemã sob a orientação de um Sociólogo das Religiões e divulgado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.
O documento “Religião e Política” revela que 89% dos portugueses crê que todos os grupos religiosos devem “ter direitos iguais”, seguidos pela: França (86%), Dinamarca (72%), Holanda (82%) e Alemanha (49% no Oeste e 53% nas regiões ocidentais).
A pluralidade religiosa produz conflito ou enriquecimento cultural? 80% dos portugueses voltaram a revelar-se tolerantes, a par dos dinamarqueses e holandeses. Seguiram-se os alemães (70%) e os franceses (59%).
Somos os primeiros em alguma coisa!
É bonito saber que somos bons e sobretudo tolerantes, mas é um bocado deprimente sermos levados a pensar que, por isso, abusam da gente, mesmo que não seja por isso.
Não sei se vem a propósito, ou tem ligação, mas a Alemanha da Sra. Merkel, continua dividida dentro de si, até no preconceito e dentro da Europa, pelo mesmo preconceito (50% de intolerantes). E este(s) preconceito(s) tem que ter reflexo no dia-a-dia, como se tem visto e ouvido, há quase um século e nunca mais se convertem.

Sem comentários:

Enviar um comentário