(per)Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2010

Aproximação de Culturas e Abolição da Pobreza

O anúncio feito (17/12) pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que o seu país apoia o tratado da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas foi aclamado pelas Nações Unidas. Com o anúncio, os EUA passam a integrar o grupo formado por outros 3 países – Canadá, Austrália e Nova Zelândia – que passaram a endossar o tratado recentemente. O facto é decorrente de muitos debates, após estes países terem votado contra a “Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas”, adoptada em 2007 pela Assembleia Geral.
A “Declaração” enfatiza os direitos dos povos indígenas a manterem e reforçarem as suas próprias instituições, culturas e tradições e de conquistarem o desenvolvimento de acordo com as suas próprias necessidades e aspirações. Também proíbe a discriminação e promove uma participação efectiva em todas as questões que lhes dizem respeito.
“Este é um marco que significa que a comunidade internacional chegou a um consenso sobre a Declaração”, disse a Vice-Presidente do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas.
No ano em que a ONU tinha instituído como o da Aproximação de Culturas, mais um item constará como “cumprido”, no papel, mas pode ser o princípio de qualquer coisa de bom para os visados e também para o mundo e a dignidade do HOMEM.
Um estudo recentemente divulgado pelo Banco Mundial afirma que, apesar dos esforços para reduzir a pobreza na América Latina, mais de 80% dos indígenas latino-americanos vivem na pobreza extrema, uma tendência que pouco mudou desde a década de 1990, quando foram registados diversos progressos económicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário