(per)Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Balanço de 10 anos. Aprendemos, ou constatamos?

X Lições dos primeiros X Anos do Século XXI – in “Público”
A desregulamentação do sector financeiro provocou a crise e deixou aos Governos a tarefa de a resolver, à custa dos contribuintes. Alguns Estados ficaram presos nos mercados de dívida. Foi uma lição esquecida da Grande Depressão do séc. XX.
Quando o poder económico se desloca do Ocidente para o Oriente e a crise financeira acelera essa transferência, mudam também as condições do combate pelos valores universais que ainda vemos como património da humanidade.
Durante sete anos consecutivos o país foi governado por maiorias absolutas. Primeiro à direita, em coligação. Depois à esquerda, por um só partido. Mas o tipo de base parlamentar dos governos pouco influiu no desenvolvimento da sociedade.
Há duas alternativas para o futuro: ou a organização da zona euro muda, avançando para uma união mais forte, ou Portugal terá de se desenvolver pelos seus próprios meios. Mas, em 2002, já sabíamos que o crédito fácil não chegava para crescermos.
O mundo deixou de ter um "centro" para ter vários. A Ásia adoptou os pilares da sabedoria ocidental e ressurge. Não é do "declínio" americano ou ocidental que se trata, mas da "ascensão do Resto" do mundo.
Os fracassos mais evidentes da década revelam os seus próprios porquês. Vencer, por exemplo, o desafio das alterações climáticas e da biodiversidade - dois problemas com vastas implicações sobre o planeta - implica mudar o paradigma da sociedade.
Desde que Giordano Bruno foi queimado pela Inquisição por ter falado, no século XVI, de outros sóis com planetas à volta que a humanidade se confronta com esta questão: estamos sozinhos no Universo? Na última década ficámos mais perto da resposta.
O jovem criador do Facebook, Mark Zuckerberg, criou uma nova forma de sociabilizar (e um negócio multimilionário) ao perceber que estamos dispostos a partilhar muito mais do que julgávamos possível há poucos anos. Porém, o sucesso da rede social mais usada em todo o mundo não é um fenómeno isolado daquilo que se foi passando no resto da Internet ao longo de uma década em que a partilha foi um conceito-chave.
As relações entre as pessoas mudaram radicalmente em dez anos. Hoje a identidade de género e da liberdade sexual é uma realidade espelhada nas leis: despenalização do aborto, casamento gay, mudança de identidade de género e sexo.
No espaço de uma década, o consumidor de drogas passou de criminoso a doente. A estratégia de combate à toxicodependência aplicada em Portugal rompeu com a abordagem moralista. Hoje é elogiada na Europa, mas há muito por fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário