(per)Seguidores

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nisto até éramos um exemplo positivo, éramos…

Os números da mortalidade infantil pioraram em Portugal no ano passado, particularmente na região de Lisboa. Dados do INE apontam uma subida da mortalidade infantil (até um ano) de 6,5% no País, mas que atinge 16% na região de Lisboa, sobretudo devido ao crescimento dos partos prematuros e, por isso, dos bebés com baixo peso e maior risco.
Este é um dos indicadores que pioraram em 2009, já que só em 2005 houve mais óbitos. Apesar de em termos absolutos se terem registado apenas mais 22 mortes no País, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo houve mais 23, 27% do que em 2005. Mas há regiões com redução.
Maria do Céu Machado, alta comissária da Saúde e pediatra, explica que esta subida se deve sobretudo "à subida dos óbitos neonatais e isso é associado ao crescimento do número de bebés prematuros".
As causas da prematuridade, associada à maior mortalidade, têm aumentado de ano para ano. "As mulheres têm filhos cada vez mais tarde, têm mais problemas de infertilidade e são cada vez mais fumadoras. O aumento de tratamentos de fertilidade, traz aumento do número de gémeos e de prematuros, de igual forma”. Em Lisboa, "há ainda um grande número de emigrantes africanas, que contribuem muito para a natalidade. No entanto, têm mais prematuros devido a um problema na membrana amniótica", justifica.
Se a mortalidade infantil é "uma bandeira da saúde portuguesa", refere, a verdade "é que tentamos salvar prematuros cada vez mais pequenos, o que também influencia estes indicadores".
Os óbitos perinatais (fetos mortos com mais de 22 semanas e óbitos até sete dias) subiram 22% na região de Lisboa, com um acréscimo de 43 casos em relação a 2008. No País, essa subida foi de 13,4%.
Números, números, números, para não explicar concretamente por que estamos a deixar o proveito de sermos um país em que a mortalidade infantil era das menores, depois de termos recuperado de outros números muito negativos que pareciam uma fatalidade e vencemos em pouco tempo.
Não haverá mais motivos, que tenham a ver com a Saúde em geral, ainda por causa da crise?
A "Redução da Mortalidade Infantil" é o 4º Objectivo do Milénio e "Melhorar a Saúde das Gestantes" o 5º!

1 comentário: