(per)Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Será a RESISTÊNCIA a nossa SOBREVIVÊNCIA?

Celebração do fim da II Guerra Mundial
Os assalariados europeus estão a organizar para o dia 15 de Dezembro uma mobilização no Continente, em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas pelos Governos, que acabam por os fazer "pagar a conta" da crise, anunciou a Confederação Europeia de Sindicatos.
A data foi escolhida em função da próxima reunião da Cimeira de Chefes de Estado e do Governo da União Europeia, prevista para os dias 16 e 17 de Dezembro, em Bruxelas; embora a agenda não tenha sido definida, estão previstas passeatas na Espanha, Grécia, França e Dinamarca, segundo a Confederação.
"Também queremos realizar uma acção simbólica em torno do Berlaymont", o prédio onde funciona a Comissão Europeia em Bruxelas, para "mostrar que não podemos aceitar a política de austeridade e as suas terríveis consequências", explicou o secretário adjunto da Confederação, Joel Decaillon.
"Estamos extremamente inquietos com a evolução da situação", afirmou Decaillon. O anúncio da decisão coincide com uma Greve Geral realizada em Portugal e com a indignação da opinião pública irlandesa pelos cortes drásticos decididos pelo seu Governo, para obter um resgate internacional do seu sistema financeiro.
"Vemos que as crises financeiras se sucedem em alguns países" e que "as medidas preconizadas" para as enfrentar "são quase exclusivamente de austeridade", afectando "salários, pensões, o sistema de aposentação e de previdência social como um todo", afirmou.
Como preconizava e defendia Bourdieu, contra um Empresariado europeu unido, só uma resposta de todas as Confederações Sindicais europeias unidas.
Tem horas em que a RESISTÊNCIA é a SOBREVIVÊNCIA…

3 comentários:

  1. Miguel, gostei muito da forma como terminas "Tem horas em que a RESISTÊNCIA é a SOBREVIVÊNCIA", mas gostei ainda mais da imagem, em que se sobrevive sem resistência. ;))
    Posso deixar-te um beijo ou vais resistir? ;))))

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    A foto é um prémio à sobrevivência, pela Resistência.
    Claro que podes deixar.

    ResponderEliminar
  3. Eu Sei. Essa foto correu o mundo. É a catarse depois das trevas.

    ResponderEliminar