(per)Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Hermanos, hermanos, Dívida, Fundos e Taxas à parte

O Bicho-Papão
As taxas de juro da dívida espanhola continuam hoje e a alcançar novos máximos históricos desde que há euro, tendo alcançado um novo máximo de 5,2%. A margem face às obrigações alemãs também continua a bater recordes, fazendo adensar a ideia de uma intervenção externa também em Espanha.
Neste contexto, o presidente do banco central alemão, Axel Weber, veio dizer ontem à noite que os governos europeus podem ampliar a dimensão do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), a que a Grécia e a Irlanda já recorreram, se isso se revelar necessário para restaurar a confiança no euro. Actualmente, este mecanismo, com o FMI associado, tem uma dotação de 750 mil milhões de euros.
Por seu lado, o presidente deste fundo, Klaus Regling, disse ao diário alemão Bild de hoje que este fundo é “suficientemente grande para toda a gente”, e excluindo a hipótese de a França e a Itália sejam ameaçadas pelos mercados de dívida pública, mas não excluiu o contágio a Espanha ou Portugal.
Ainda há dinheiro no Fundo (dos contribuintes), pelo menos para mais 2, se for já…
A Espanha repudia as pressões de capitais europeias sobre Portugal para que o nosso país recorra quanto antes ao FEEF e, assim, funcione como “corta-fogos” a uma futura intervenção na economia espanhola.
“Nuestros hermanos” seriam incapazes de nos prejudicar, em benefício próprio…
"Desmentimos a notícia [do Financial Times Deutschland], não temos explicação para ela. Só podemos dizer que essa não é a nossa opinião e que não vemos necessidade de Portugal recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu", declarou Bertrand Benoit, porta-voz para a imprensa estrangeira do Ministério das Finanças.
A edição alemã do Financial Times adiantou hoje que uma maioria de países da zona euro e o Banco Central Europeu (BCE) estão a pressionar Portugal para recorrer ao FEEF, como fez a Irlanda, para proteger a Espanha.
A notícia saiu, por invenção de qualquer jornalista, que entendeu o contrário porque estava distraído…
A Comissão Europeia afirmou hoje que desconhece a existência de pressões sobre Portugal para recorrer a fundos de apoio europeus à sua Dívida Pública e reitera que Lisboa está a tomar as decisões orçamentais adequadas.
«Não estamos ao corrente dessas pressões por parte de outros países», disse o porta-voz comunitário da Economia e Assuntos Monetários, Amadeu Altafaj Tardio.
O jornal cita uma fonte do Ministério das Finanças alemão, que não identifica, a afirmar que «se Portugal recorresse ao fundo, isso seria bom para a Espanha, que está muito envolvida em Portugal».
Até Bruxelas veio negar a notícia que saiu, por invenção de qualquer jornalista, que entendeu o contrário porque estava distraído…
O Governo português desmentiu hoje que esteja a ser pressionado pelo BCE e outros países para pedir ajuda ao FEEF, noticiada pela edição alemã do Financial Times.
Até Portugal veio negar a notícia que saiu, por invenção de qualquer jornalista, que entendeu o contrário porque estava distraído…
O milagre do Tigre Celta esfumou-se e o Governo irlandês não teve outro remédio senão ir pedir ajuda à União Europeia e ao FMI.
Factura: um doloroso plano de austeridade que implica a dispensa de 24.750 funcionários públicos (7% do total), o aumento do IVA de 21 para 23%, o corte de 10% no salário mínimo e o aumento dos impostos sobre o rendimento, entre outras medidas. O objectivo global é poupar 15 mil milhões de euros até 2014.
Entretanto, a Irlanda vai pagar as vacas aos donos…
Por sua vez, a Grécia já começou a pagar as vacas e esqueceram-se que tinham que pagar os bois…
Os gregos, vêem-se chineses com as ajudas que o FMI e o BCE lhes ofereceu, com boas intenções, mas como são uns ingratos, não param de protestar, só porque estão piores.
A Grécia e a Irlanda, não tiveram melhorias, nem na redução da Dívida, nem no aumento das Taxas. Se as mesmas causas produzem os mesmos efeitos, todos os países que recorrem ao FUNDO, vão ao FUNDO!
Há quem diga que a Espanha está pior do que nós, bem como muitos outros países “ricos” e que se formos nós à frente, saciaremos(?) a fome do MERCADO, das BOLSAS e dos ESPECULADORES, que continuam a actuar, impunemente, até 2014.
É só assustar para sacar, “vlianagem”!

2 comentários:

  1. Sabes que ando com dores de estômago devido à ameaça perturbadora do caos?
    Como tens tempo para um blog desta envergadura?
    Acabei de chegar de mais uma acção de formação sobre a nova gramática e até essa tortura foi lançada sobre os professores.

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Tempo? Só tenho 24 horas e não faço só isto, embora "perca" muito tempo. Faz é azia, mas funciona também como catarse.
    Sobre Educação, "reformei-me" dessa preocupação, porque não é lutando por ela que se chega aos Direitos, mas lutando-se pelos Direitos, ganharemos a Educação. E acções de formação...

    ResponderEliminar