(per)Seguidores

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mais uma praxis alternativa às tradicionais praxes!

A média de idade dos dadores de sangue é de 50 anos e a “praxe” motivaria a doação de sangue nas camadas mais jovens.
O novo presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) quer instituir a praxe de doação de sangue nas universidades.
Álvaro Beleza disse que vai propor às universidades do país a criação de uma “praxe de iniciação” de doação de sangue para motivar as camadas jovens a doar, porque os dadores estão a envelhecer.
O médico lamenta que a idade média dos dadores de sangue ronde os 50 anos e dá como bom exemplo a Associação de Dadores de Arraiolos, no Alentejo, onde 10% da população doa sangue anualmente e onde aos 18 anos os jovens o fazem como uma espécie de ritual de iniciação à idade adulta.
De acordo com o que o médico declarou, o IPS colhe todos os anos cerca de 250 mil unidades de sangue (60%) e os hospitais portugueses cerca de 150 mil unidades, mas o presidente quer que o instituto processe 80% do sangue colhido.
Embora as reservas de sangue nacionais estejam consideradas satisfatórias, o consumo de sangue tem vindo a crescer. Álvaro Beleza relembra ainda que a dádiva de sangue funciona para o dador como uma espécie de “check up” anual.
O sistema de sangue português é um dos mais auditados no sector da saúde e também um dos dez melhores do mundo, refere o médico, sublinhando que existem vários protocolos de investigação com grandes laboratórios mundiais.
As praxes académicas são das coisas mais absurdas, no que respeita ao objetivo que as “justifica”, ou seja a integração dos novos estudantes, no universo universitário. Isto porque são degradantes da dignidade de um indivíduo, que sendo discriminado negativamente, não pode criar laços relacionais.
Daí que esta proposta se enquadra noutras já implementadas e com sucesso crescente, que garantem a integração, não na universidade, mas na sociedade, que no futuro, cada novo estudante vai servir no desempenho da sua profissão, se entretanto arranjar emprego.
Dar sangue novo a um país a envelhecer, é uma boa receita para ser aviada pelos praxistas modernos…

Sem comentários:

Enviar um comentário