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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Para INOVAR, pode-se plagiar. Aqui vai um original

"Zaroio tem um fuzil AK-47 com um carregador de 80 balas. Em cada rajada ele gasta 13 balas. Quantas rajadas ele poderá disparar?"
A questão acima fazia parte de uma avaliação diagnóstica voltada para alunos de 14 anos de uma escola estadual de Santos (litoral de São Paulo), segundo pais e estudantes.
O professor queria testar os conhecimentos em matemática dos alunos do ensino médio no primeiro dia de aula.
Além da questão, eles deveriam responder a outros cinco problemas que versavam sobre a fabricação de cocaína e o lucro com a sua venda, o consumo de crack, a venda de heroína "batizada" e o dinheiro recebido por um assassinato encomendado.
A prova, que teria conteúdo quase idêntico ao de mensagem que circula pela internet satirizando o crime organizado no Rio, teria sido aplicada pelo menos em duas salas (uma de 3º ano e outra de 1º), com cerca de 80 alunos.
A Secretaria Estadual de Educação diz que o professor de matemática foi afastado e o caso será investigado.
A prova deveria ser respondida e entregue ao professor, mas uma das alunas, de 14 anos, sem entender os enunciados, levou para a casa e pediu ajuda aos pais.
"Fiquei chocada. Nas questões o crime só dá lucro", diz a mãe da menina que procurou a direção da escola e registou um boletim de ocorrência na polícia.
Segundo os estudantes, o professor dá aulas na escola há pelo menos cinco anos e já foi vice-diretor. Os estudantes dizem considerá-lo bom.
"A gente viu as questões e deu risada. Se fosse algo mais suave ninguém teria prestado atenção", diz estudante da sala do 3º ano que também fez a prova.
Uma aluna diz que em 2010 ele aplicou um exercício com conteúdo parecido. A questão pedia para os estudantes calcularem quantas rotas de fuga teria uma quadrilha que vai assaltar uma joalharia num shopping center.
A escola João Octávio dos Santos fica no Morro do São Bento, região com problemas de criminalidade. A Folha não localizou o professor, que pode ser indiciado por apologia ao crime.
Veja as questões que teriam inspirado o professor de matemática:
1) Zaroio tem um fuzil AK-47 com carregador de 80 balas. Em cada rajada ele gasta 13 balas. Quantas rajadas poderá disparar? ___________________________________________________________________
2) Biroska comprou 10 gramas de coca pura que misturou com bicarbonato na proporção de 4 partes de pó para 6 de bicarbonato. A seguir, vendeu 6 gramas desta mistura ao Cascudo por R$ 150 e 16 gramas ao Chinfra por R$ 40 a grama. Então: __________________________________________________
a) Quem é que comprou mais barato? Cascudo ou Chinfra? _____________________________________
b) Quantos gramas de mistura o Biroska preparou? _____________________________________________
c) Quanto de cocaína contém essa mistura? ___________________________________________________
3) Jamanta comprou 200 gramas de heroína que pretende revender com um lucro de 20% graças ao "batismo" com pó de giz. Qual é a quantidade de giz que ele terá que colocar? ___________________
4) Rojão é cafetão na Praça Mauá e tem 3 prostitutas que trabalham para ele. Cada uma cobra R$ 35, dos quais R$ 20 são entregues a Rojão. Quantos clientes terá que atender cada prostituta para poder comprar a sua dose diária de crack no valor de R$ 150? ________________________________________
5) Chaveta recebe R$ 500 por cada BMW roubado, R$ 125 por carro japonês e R$ 250 por 4X4. Como já puxou 2 BMW e 3 4X4, quantos carros japoneses terá que roubar para receber R$ 2.000? ___________
6) Pipoco está na prisão por assassinato pelo qual recebeu o equivalente a R$ 5.000. A mulher dele gasta R$ 50,00 por mês. Quanto dinheiro vai restar quando Pipoco sair da prisão daqui a 4 anos? ____
Tanto se pede para inovar nos métodos de aprendizagens, que os mais imaginativos “experimentam” tudo que não seja “tradicional” convencidos que a inovação, na educação é mesmo possível e depois cai-se nisto.
É claro que, esta situação se passa no Brasil, mas até lá deu direito a afastamento imediato e a um processo de investigação. Só por isso, talvez não seja bom plagiar o método, mesmo tratando-se de Matemática, que é a disciplina mais importante das nossas vidas, até para a dos marginais.
Por cá, noutras disciplinas, a motivação também passa por falar nas vivências marginais dos alunos de cursos “marginais”…
Não esquecer que estando, por enquanto a decorrer a ADD, para obter o Excelente não obriga a tanto, mas é sempre preciso pisar o risco da marginalidade para o merecer…

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