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domingo, 20 de fevereiro de 2011

Simplificar o “Simplex”? Mais fácil acordar um morto!

O CDS-PP anunciou hoje que vai apresentar em breve um diploma para simplificar o modelo de avaliação dos professores e o PSD propôs uma audição pública sobre o atual modelo, um ano depois de entrar em vigor.
A redução da burocracia “ao mínimo”, dar mais autonomia às escolas para que sejam o mérito, a qualidade e a excelência os critérios da avaliação dos docentes, afirmou o deputado do CDS-PP José Manuel Rodrigues, numa declaração política no Parlamento.
«Este governo simplex lançou um complexo nas escolas», ironizou, afirmando que o modelo em vigor contribuiu para pôr a “função dos professores em causa”.
“Que país é este que põe professores contra professores a competir pela mesma vaga?”, questionou, afirmando que nenhum dos objectivos do sistema de avaliação foi atingido e, ao contrário, foi criada “uma grande confusão nas escolas”.
Num pedido de esclarecimento, o deputado do PSD Pedro Duarte, defendeu que um ano depois de ter sido aprovado o modelo de avaliação dos docentes em vigor, está na altura de o Parlamento fazer um balanço e saber “o que fazer perante o estado da arte”.
O deputado anunciou que proporá uma audição pública no Parlamento para ouvir os professores e outros agentes educativos sobre o modelo em vigor que considerou ter gerado “confusão, instabilidade e inaplicabilidade”.
Pelo PS, a deputada Paula Barros recusou a “visão catastrofista” do CDS-PP e disse que o Governo está atento ao funcionamento do sistema de avaliação.
A deputada lembrou que estão convocadas as estruturas sindicais “para renegociação das quotas”.
À esquerda, PCP e BE criticaram o CDS-PP por não ter votado favoravelmente projectos para suspender o modelo de avaliação dos professores.
Nada do que hoje se passa com a ADD dos professores é novo e até já cheira a ranço!
Já não há argumentos a favor para apresentar, nem pachorra para os ouvir e falar no assunto é bater no(s) ceguinho(s), do Ministério, dos Partidos,dos Deputados e de todos os que falam sem saberem de quê.
Quem enganou uma vez, engana um cento!
Só mais 3 coisinhas:
1 - Se a progressão na Carreira está congelada, para que serve a ADD?
2 - Em 2 Ciclos de ADD, em ambos se “fez” em 4 meses, o que devia ser feito em 2 anos e NATURALMENTE MAL FEITO!
3 - Se os Deputados estão tão interessados em testar o rigor desta ADD, porque não experimentam neles, por exemplo no universo de uma Comissão Parlamentar, para verem a bondade, rigor e cientificidade do instrumento? Sugiro que o Presidente da Comissão seja o Relator e o Presidente da AR (que não viu nada) seja o decisor, mas não se esqueçam das COTAS, carago!
Não esqueçamos que este é o assunto mais premente e sério da actualidade, até porque nem é necessário para despedir professores…

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