(per)Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Isto é inovar: Combater Pobreza com OBESIDADE

A Fenprof criticou o que diz ser a eliminação das horas para o desporto escolar prevista no plano de organização do próximo ano escolar.
Para António Palmeira, investigador da Universidade Lusófona, a supressão do desporto escolar teria consequências a longo prazo na saúde dos jovens. "Parece-me uma perspectiva muito economicista, de curto prazo. As pessoas que não fazem desporto nestas idades muito dificilmente o farão na idade adulta e 80% dos que são obesos nesta altura serão obesos na idade adulta", frisou. Segundo as contas do especialista, 2 sessões de desporto escolar por semana representam o consumo de 1.000 calorias, o que corresponde a 30.000 calorias por ano.
"Representam 4 quilos a mais no jovem, se mantiver o mesmo regime alimentar num ano lectivo, só por não terem desporto escolar", sintetiza António Palmeira.
Sem o desporto escolar, diz, "será difícil aos alunos terem acesso de forma organizada à prática desportiva". "O desporto escolar é uma oportunidade de os nossos jovens praticarem desporto da sua preferência sem ser tão sério como um clube federativo e com encargos reduzidos para as famílias", explica.
Sobre a nova taxa de IVA aplicada ao desporto juvenil, que aumentou de 6% para 23%, António Palmeira teme que leve também à redução da prática desportiva: "Provavelmente vai passar a ver-se como um extra, um luxo".
A Fenprof acusou na segunda-feira o Ministério da Educação de querer "impor, sem negociar", um plano de organização do próximo ano escolar que poderá eliminar "cerca de 10 mil horários de trabalho", entre os quais se incluem os cerca de 1.000 horários para o desporto escolar.
Ora aqui está uma análise crítica de um especialista/académico sobre as medidas de austeridade,
E isto não tem nada a ver com política, no sentido restrito do partidarismo, mas com a responsabilidade social dos respectivos técnicos, sobre as áreas que dominam e em que os políticos (n)os querem dominar…
Haja mais exemplos de especialistas, que se tornem exemplos de intervenção cívica e profissional.

2 comentários: