(per)Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HAITI – Ai de ti! HAINÓS - Ai de nós!

Faz hoje um ano que o Haiti foi abalado por um forte sismo que destruiu 40% das casas do país e matou entre 250.000 e 300.000 pessoas. O país continua a arrastar-se para o fundo e só as ONGs evitam o caos total substituindo-se ao Estado central quase inexistente.
O Haiti, que em apenas 38 segundos perdeu 70% do seu PIB, é um dos grandes destaques na imprensa mundial. O El Mundo lembra que mais de um 1.000.000 de pessoas continua a viver nas ruas, que o país caiu do lugar 146 para 178 do índice de percepção de corrupção e que a violência tomou conta da capital, Port-au-Prince, principalmente nas zonas mais escuras da cidades, onde homens armados violam mulheres e raparigas quase na total impunidade.
Além do caos provocado pelos humanos e pela falta de dinheiro, a saúde também se tem degradado. A cólera mata 40 pessoas por dia, elevando a cifra da epidemia para 3.700 mortos e 200.000 afectados. Só agora a situação começa a ser controlada, dizem as ONGs, que praticamente tomaram conta do país. São 10.000 as ONG presentes no Haiti e são a única alternativa para a comunidade internacional ajudar o país, tendo em conta que o nível de corrupção, falta de eficácia e quase inexistência do governo haitiano.
E andou o Mundo e cidadãos de todo o mundo, “solidariamente” a tentar resolver um problema que se abateu sobre um país paupérrimo, com altas individualidades indigitadas, especialistas a rodos e muuuuuitos donativos, que somados dariam para resolver o problema (do PIB).
Passado um ano, está tudo pior do que dantes: As Individualidades o que fizeram? Os especialistas o que resolveram? E o dinheirinho foi parar aonde?
A cólera entrou com a maior das facilidades, por incúria ou inacção. Os mortos, ainda por lá descansam nos escombros e os escombros são a sepultura dos mortos e um monumento à incompetência dos GOVERNANTES e SENHORES do MUNDO.
Se esta é a solução para estes “pequenos” problemas, como serão capazes, estes mesmos senhores darem conta do recado de um PLANETA?
E o dinheirinho que os pobres do mundo inteiro dispensaram, com dificuldade, para ajudar quem mais precisava? Ao menos devolvam a nota e tenham vergonha na cara.
E ainda há “especialistas” que dizem que o voluntariado, a sociedade civil/terceiro sector é que nos vão tirar da crise e que serão a solução para o futuro…
Estamos fritos, mas os haitianos já há muito estão a ficar encolerizados… CUIDADO!

2 comentários:

  1. acho que o comentário não ficou porque não me lembro de ter escrito aquelas letrinhas da validação...
    dizia eu:
    e o dinheirinho foi para onde, hum?
    depois digam que a culpa foi da fúria do rio que galgou as margens...
    abreijo

    ResponderEliminar
  2. Ema
    O rio já galgou as margens, porque a fúria entre a população e as organizações internacionais, já se revela há muito, porque não há paciência para tanta incompetência.
    E o dinheiro?

    ResponderEliminar