(per)Seguidores

sábado, 15 de janeiro de 2011

O nosso “PRESIDENTE” (do CE)! Conhecem-no?

Herman Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu
O Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, considerou que são "absurdos" os juros actuais sobre as obrigações de Portugal e Espanha.
Herman Van Rompuy explicou, durante uma palestra em Londres, que os recentes desenvolvimentos dos mercados são "estranhos", porque os spreads do risco de incumprimento para alguns países da Zona Euro são maiores do que para países considerados emergentes. Considerou mesmo esta situação como um "verdadeiro absurdo".
Admitiu ainda que "a recuperação é desigual e há problemas em alguns países membros que enfrentam desafios em termos de competitividade e baixo crescimento".
No entanto, pediu que se confie nas capacidades dos países que estão em dificuldades: "Vejo a mesma determinação na Grécia, na Irlanda, em Espanha, Portugal e em outros países. E quando se mostra essa determinação, não apenas através da retórica mas também através dos resultados, é possível ter mais confiança nestes países".
Se a União Europeia fosse um Estado Federado o nosso Presidente seria este(!), mas, presume-se que seria eleito por todos os cidadãos europeus. Não o sendo, quem é que representa? Será por isso que nem o nome, nem a cara é conhecida pela grande maioria dos europeus? E terá qualquer poder sobre alguém ou alguma coisa? E terá autoridade para impor o que quer que seja a qualquer Chefe de Estado? Não será a “nossa Rainha de Inglaterra”?
Tanta figura decorativa, tanto tecnocrata, tanta gente sem representatividade, tanta gente a mandar em nós sem ser escrutinada.
Haja quem nos dê um verdadeiro conselho…
O Conselho Europeu, o mais alto órgão político da União Europeia é composto pelos Chefes de Estado ou de Governo dos países membros da União, juntamente com o Presidente da Comissão Europeia.
O Tratado de Lisboa criou o cargo de Presidente do Conselho Europeu, ocupado por uma personalidade independente dos Chefes de Estado ou de Governo dos Estados-Membros. Com mandato de 2 anos e meio, o Presidente é eleito pelo Conselho Europeu através da maioria qualificada, podendo o Conselho Europeu pôr termo ao seu mandato pelo mesmo meio.
O primeiro Presidente do Conselho Europeu, é Herman Van Rompuy, um político belga, antigo Presidente da Câmara Baixa do Parlamento e ex-Primeiro-Ministro da Bélgica que iniciou o seu mandato em 1 de Dezembro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário