(per)Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

30 anos de espera por indemnizações a voarem…

Cemitério de aviões
Ex-trabalhadores da companhia colombiana Aerocóndor, encerrada há 30 anos em consequência de problemas financeiros, estão dispostos a morrer num suicídio colectivo devido ao não pagamento das obrigações laborais, anunciaram porta-vozes sindicais.
A via do possível suicídio foi discutida e aprovada durante uma assembleia extraordinária de filiados do antigo sindicato da empresa realizada "nas últimas horas" e que reuniu dezenas de ex-trabalhadores em Barranquilla. "Este suicídio não é um acto simbólico, este suicídio é um acto real", assegurou o porta-voz sindical em declarações à rádio RCN.
Não é a melhor notícia para partilhar com quem nos lê, mas a realidade começa a ser mais agressiva do que a ficção.
As consequências da usurpação dos Direitos Humanos e dos direitos contratuais dos assalariados, tem tido muitos exemplos destes e recentes, mas a nível individual, que se registaram em Portugal e França, que me lembre.
E isto faz-me pensar na “responsabilidade” que os psiquiatras e os psicólogos têm para entrarem na análise crítica das medidas anunciadas de austeridade, que vão trazer mais desemprego e mais e maior pobreza, que resultarão também na multiplicação destas atitudes de desespero.
Como se vê, a coisa é global, a injustiça, a exploração inconsequente e a impunidade.
Esperemos que o bom senso impeça estes “trabalhadores” do acto anunciado, mesmo sabendo, ou por isso, que a esperança já morreu há 30 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário