(per)Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

Até os nossos abastados vão ser menos abastecidos…

Portugal tem o 3º gasóleo mais caro da Europa, antes de ser taxado e cada litro de gasóleo ainda sem impostos é 3,7 cêntimos mais caro do que a média dos 27 países da UE.
Depois de taxado passa a ser o 9º mais caro.
Dentro da UE, o país passou de 6º para 3º na tabela do preço dos gasóleos.
Fica claríssimo e mais uma vez insisto, que o preço do gasóleo (e da gasolina) é mais caro, comparativamente com os da Europa, antes dos impostos, o que quer dizer que quem mama mais são as petrolíferas, por muito paleio que debitem. E mais, têm vindo a pôr mais a mão no nosso bolso, porque passamos de 6º para 3º.
Que saudades da REGULAÇÃO!

De acordo com dados da Bloomberg, o preço do gasóleo deverá baixar a partir de segunda-feira. Esta alteração prende-se não só com a descida do gasóleo, esta semana, em 4,65%, mas, por outro lado, pelo facto da cotação média da gasolina ter diminuído 1,5%, o que garante a possibilidade dos preços descerem ligeiramente ou permanecerem inalterados.
As alterações dos preços dos combustíveis são calculadas tendo em conta a cotação média da gasolina e do gasóleo.
Só falta saber se a descida do preço do gasóleo vai subir no Mundo, na Europa, ou em Portugal, mas de tanto se falar, parece que vão faltando argumentos aos exploradores dos combustíveis. Até inventaram uma relação entre o preço da gasolina e do gasóleo.
Lembram-se da diferença enorme entre os preços do gasóleo e da gasolina, em que até os preços dos carros a gasóleo eram mais caros? Apesar de há anos saber que ambos os preços iriam coincidindo (como se está a ver e se não se inverter a ordem), que razões haverá para esta “política”? Até os preços dos carros a gasóleo diminuíram… A refinação do gasóleo ter-se-á tornado mais cara do que a da gasolina?
Quem dera que Fósseis!

Sem comentários:

Enviar um comentário