(per)Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

POWERLINE, mais uma ameaça para a humanidade?

Recebi por mail o texto abaixo, que me deixou inquietado, não só pelos potenciais perigos para a saúde pública (e a de cada um de nós), mas também pela voracidade sem limites de se fazer dinheiro.
Antes de publicar este alerta, informei-me no site da ANACOM, onde encontrei um esclarecimento sobre o assunto, que acaba por não retirar razão às preocupações, procurei informação (na Wikipédia) e naveguei por alguns blogues que já postaram o assunto.
Deixo o texto, a informação e o esclarecimento para que cada um se preocupe qb, pelas mesmas razões por que fiquei preocupado, esperando que entretanto, alguém de direito, como por exemplo a Direção Geral de Saúde, a confirmar-se o perigo, encete imediatamente as medidas apropriadas, de forma a matar o mal pela raiz.  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“O Prof. Augusto Albuquerque que eu conheço e que assina o texto abaixo, foi meu professor de Telecomunicações no IST e é uma pessoa de grande idoneidade e de muito conhecimento na matéria, está na União Europeia já lá vão muitos anos, sendo Director do IST na Área de Projectos para a Sociedade de Informação.” Ricardo Vidigal da Silva
Mais uma desgraça para a humanidade!
POWERLINE é um novo sistema de distribuição de Internet e telefone digital, através da rede eléctrica. Em Portugal a ONI está a desenvolver este sistema em algumas zonas de Lisboa, mas ainda em fase experimental.
O POWERLINE funciona da seguinte maneira:
Nos postos de transformação da EDP são instalados os servidores de Internet e telefone digital, estes servidores transmitem o sinal em altas-frequências (HF) com potência suficiente para percorrer a rede eléctrica até chegar às casas dos consumidores.
Nas casas dos consumidores são instalados modems próprios para POWERLINE, estes modems são ligados a uma tomada de electricidade para emitirem também para a rede da EDP sinais de altas-frequências (HF) com potência suficiente para conseguirem chegar aos servidores instalados nos postos de transformação da EDP.
Portanto os sinais de POWERLINE passam a circular pelos cabos da EDP, cabos esses que não têm qualquer blindagem (não são cabos coaxiais), então os sinais de alta-frequência saem dos cabos e são irradiados para o ar passando a estar presentes em toda a parte.
Estes sinais são em altas-frequências em banda larga, entre os 8000 KHz e os 30000 KHz. Diz-se que os cabos eléctricos que transportam electricidade a 50 Hz já fazem mal à nossa saúde, há quem proteste por ter as suas casas debaixo de cabos de alta tensão que mais uma vez chamo à vossa atenção, são cabos que transportam 50 Hz, agora imaginem com o POWERLINE passam a circular altas-frequências de 8000 KHz aos 30000 KHz por toda a parte, porque estas frequências por serem muito elevadas saem dos cabos e vão para o ar atingindo-nos a todos nós!!! Este sistema é altamente perigoso para os humanos, assim como para todos os outros animais, ou seja este sistema provoca o CÂNCRO.
A leucemia tornar-se-á uma doença muito comum em grande parte da população das grandes cidades onde o POWERLINE estará em funcionamento!
Mas não ficamos por aqui, além de ser muitíssimo perigoso para a nossa saúde, também trará muitos outros problemas, como interferências nas nossas televisões, mesmo para quem tem TV Cabo, interferências enormes nos nossos receptores de rádio, telefones, intercomunicadores, walkie-talkies, etc...
Estas interferências poderão mesmo acabar com a escuta de rádio por completo.
Para os cibernautas: não queiram a Internet por este sistema, além de ter todas as desvantagens que já mencionei, é um serviço de Internet péssimo, cheio de falhas e muito instável, devido às muitas interferências que circulam por toda a rede eléctrica, interferências de electrodomésticos, lâmpadas fluorescentes, todo o tipo de motores, fábricas, etc...
Se querem Internet com qualidade, usem os serviços de ADSL que são os melhores em todos os aspectos.
O POWERLINE foi proibido na Alemanha, Itália, Japão e outros países.
Perante tal ameaça, vamos ficar de braços cruzados à espera que a ONI e EDP, com o consentimento da ANACOM, avancem com este projecto monstruoso e absurdo, para que a ONI e a EDP enriqueçam ainda mais à custa da nossa desgraça?
NÃO, TEMOS QUE PROTESTAR! Mandem e-mails para a ANACOM, para o governo, para a assembleia da república, etc...
E NÃO QUEIRAM O POWERLINE NAS VOSSAS CASAS.
DIGA NÃO AO POWERLINE!
Eng. Augusto Albuquerque
Powerline - PLC (Wikipédia)
1. Nos últimos dias, esta Autoridade tem recebido diversos pedidos de informação sobre a tecnologia Powerline Communications (PLC), nomeadamente sobre as interferências provocadas bem como os alegados efeitos nocivos para a saúde, derivados da sua utilização, aparentemente motivados por um texto que tem circulado através de correio electrónico, na Internet.
2. Muito à semelhança do que sucedeu com outros sistemas, como o GSM, no âmbito do qual foi também analisada a exposição da população a campos electromagnéticos, a situação está a ser acompanhada pelas entidades competentes. A este respeito vide, por exemplo:
3. No tocante aos alegados efeitos nocivos das radiações não ionizantes para a saúde pública, refira-se que o ICP-ANACOM, em resposta às solicitações, procede à avaliação dos níveis dos campos electromagnéticos, no espectro radioeléctrico, com o objectivo de fiscalizar o cumprimento dos níveis de referência constantes da Portaria n.º 1421/2004, de 23 de Novembro, relativa à limitação da exposição da população aos campos electromagnéticos.
4. A tecnologia PLC possibilita a transmissão de sinais de dados em sistemas de cabos de electricidade, através da sobreposição ao fornecimento normal de energia - em Portugal efectuado a 50 Hz - de sinais de mais alta frequência - a partir de 3 KHz e até cerca de 30 MHz, consoante a aplicação. A tecnologia PLC tem vindo assim a ser desenvolvida para permitir o aproveitamento suplementar de uma rede de distribuição de energia eléctrica para prestação de serviços de comunicações electrónicas, nomeadamente de banda larga, perfilando-se como uma possível oferta alternativa para o efeito.
5. O ICP-ANACOM tem acompanhado os trabalhos realizados nesta matéria a nível internacional, nomeadamente através do Grupo de Trabalho de Engenharia de Espectro (WGSE), que integra o Comité de Comunicações Electrónicas (ECC) da CEPT (Conferência das Administrações de Correios e Telecomunicações), participando na preparação de um relatório, ECC REPORT 024 - ''PLT, DSL, Cable Communications (including cable TV), LANS and their effects on Radio Services” , que contém estudos sobre o impacto da tecnologia PLC nos sistemas de radiocomunicações. Saliente-se, ainda, que, no âmbito do mesmo grupo, foi aprovada a recomendação ECC REC (05)04 - “Criteria for the Assessment of Radio Interferences Caused by Radiated Disturbances from Wire-Line Telecommunications Networks”  que pretende orientar as administrações em caso de interferências provocadas por redes de comunicações por cabo, incluindo PLC.
6. A Comissão Europeia, na sua Recomendação de 06/04/2005 relativa às comunicações electrónicas em banda larga através da rede eléctrica, procura aliás garantir condições transparentes, proporcionadas e não-discriminatórias na implantação de sistemas de comunicações através da rede eléctrica e eliminar eventuais obstáculos regulamentares indevidos. Para o efeito, recomenda aos Estados-Membros, sem prejuízo da aplicação de um conjunto de disposições relativas à conformidade de tais sistemas - nomeadamente com a Directiva 89/336/CEE, de 3 de Maio de1989, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à compatibilidade electromagnética, transposta pelo Decreto-Lei n.º 74/92, de 29 de Abril - a eliminação de eventuais obstáculos regulamentares injustificados, respeitantes à implantação de sistemas de comunicações em banda larga através da rede eléctrica e à oferta de serviços de comunicações electrónicas através desses sistemas.
7. Em Portugal, a ONITELECOM e a EDP tiveram em curso, desde Dezembro de 2002, testes piloto sobre a tecnologia PLC que cobriram 1.530 fogos em 63 prédios nas zonas de Telheiras e Parque das Nações, onde estiveram ligados um total de 286 utilizadores. A ONITELECOM e a EDP comunicaram entretanto ao ICP-ANACOM, em Março de 2005, o início de um teste comercial da tecnologia PLC, para aferir a reacção dos consumidores a esta tecnologia de banda larga.
8. O ICP-ANACOM continuará a acompanhar, no âmbito da sua esfera de competências, os desenvolvimentos da tecnologia PLC, incluindo em matéria de eventuais perturbações à utilização do espectro radioeléctrico ou efeitos nocivos para a saúde humana, quer ao nível da sua implementação em Portugal, quer internacional, bem como a discussão sobre a mesma no seio de diversos fora internacionais em que participa, como a Comissão Europeia, CEPT e ETSI (Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações), CEN (Comité Europeu de Normalização) e CENELEC (Comité Europeu de Normalização Electrotécnica).

11 comentários:

  1. Miguel,

    Estou cheio de pressa mas não podia deixar de fazer aqui um comentário. Estes emails são, originalmente, de dois tipos de pessoas.

    1)De "empresas" concorrentes que têm medo de perder clientes com novas tecnologias as quais serão uma séria concorrência.

    2) De gente que, percebe metade do que se passa nestas tecnologias mas não olha à sua volta para perceber que, todos os dias somos bombardeados por radiação proveniente da tecnologia.

    Da televisão ao rádio, telemóveis, telefones sem fios, redes wireless... E isto são algumas e só as "artificiais". Muitas mais há de origem natural. Repara que ainda conseguimos fazer pior. Aquecemos comida com Micro-ondas que não é assim tão diferente que aquecer comida num reactor nuclear.

    E, como o próprio email diz, a rede eléctrica já emite radiação. Conclusão, se queremos evitar os potências perigos destas coisas, então teremos de voltar quase à era pré-industrial...

    Não faz sentido...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Deves ter alguma razão, mas pelo quer pela resposta da ANACOM, a coisa não é tão linear e pelo que li, também não me parece. Não sabendo demais de física, consigo distinguir a diferença entre 50 Hz e 8.000 KHz ou 30.000 KHz. Também vi anúncio de empresas do ramo, que faziam referência a aparelhos para "minimizar" os estragos, que para além dos relativos à saúde, em a ver com o mau funcionamento de quase todos os aparelhos, inclusive da própria internet...
    Vamo-nos informando e informando, até porque sobre os telelés, já há estudos (agora) que apontam perigos.
    Uma coisa de cada vez, até porque há muita porcaria no mercado e que utilizamos, mas não deveríamos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos KWatt a 50Hz
      Provavelmente menos que 1 Watt a 8.000 KHz
      É uma grande diferença... Ou não?

      Eliminar
    2. Os hipotéticos malefícios para a saúde não dependem só da frequência. Dependem também, e muito, da potência dos campos electromagnéticos. Ora os campos gerados pelas linhas de alta tensão de 50Hz, que transportam muitos Kwatt, são muito mais intensos que uns poucos Watt, se tanto, dos sinais de alta frequência da Powerline.
      Os sinais da Powerline, como os dos telemóveis e muitos outros, têm limitações legais de potência para protecção da saúde da população.

      Eliminar
    3. Quando fala em hipotéticos malefícios, quer dizer que não há estudos. E só por isso toda a defesa se desfaz e nos deixa a dúvida, que basta para não estar a favor, até...
      E que ganhamos nós com isto?

      Eliminar
  3. Tenho sido "assediado" pela recém-formada NOS (ZON+Optimus) para mudar o actual sistema que possuo para o novo que está disponível, baseado no Powerline. Embora já tenha tomado conhecimento deste sistema, há uns anos, através de alguns fornecedores de internet que tentaram colocar no mercado esta tecnologia, confesso que ainda me sinto reticente quanto à sua eficácia, não por temer as radiações nefastas tão apregoadas pela desinformação existente e tendenciosa, mas pela forma como funciona. Como todas as novas tecnologias, será um repto a médio prazo e prefiro esperar para ver... quanto ao grau de nocividade, bem, estou solidário com as afirmações do Elenário. Nós somos "bombardeados" com todo o tipo de agentes agressores, artificiais e naturais, todos os dias, todos os segundos dos dias, estamos cada vez mais dependentes da tecnologia, da electricidade e da radiação. Deixo algo para meditarmos: o cancro é provocado pela radiação, é um facto. Muitas doenças conhecidas e desconhecidas advêm do uso que fazemos do legado civilizacional de que dispomos, mas, para focar apenas um ponto interessante, já alguém se lembrou de medir os estragos que provocaram na humanidade as "experiências" nucleares ocorridas desde o fim dos anos 40 até bem próximo do fim do século? Que quantidade de radiação foi deixada inerte na atmosfera e que afectou a nossa geração e irá afectar a dos nossos filhos? sabem que a radiação nuclear leva cerca de 100.000 anos a desaparecer por completo? sabem que o mar, com todos os seus recursos, está contaminado de isótopos e compostos radioactivos derivados do lixo tóxico com que o presentearam durante décadas? As porcarias que comemos carregadas de sistémicos, a produção desenfreada de comida com vista à maximização do lucro, desrespeitando os princípios básicos da Natureza, destruindo ecossistemas e poluindo a pouca água potável que nos resta para que lobbies empresariais possam dominar o planeta levam ao declínio da natalidade e ao aparecimento de doenças do foro genético que nos hipotecam o futuro enquanto espécie. Deixem lá o Powerline... deixem lá os homens venderem alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Madeira
      Aqui no blogue, todos os temas apontados já foram, são e serão tratados, dando a informação necessária e disponível, com a minha posição crítica.
      Só não concordo com o "Deixem o Powerline" porque não devemos deixar passar todas as porcarias...
      Obrigado pelo comentário e um abraço

      Eliminar
  4. Este é o melhor arigo que encontrei sobre POWERLINE. Muitas informações contraditórias ou mentiras criam confusão e perda de tempo.

    ResponderEliminar