(per)Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Radiografia, Ecografia ou TAC do Estado da Nação

Os portugueses têm uma imagem muito negativa do seu país, segundo um inquérito ao Estado da Nação hoje divulgado, que destaca a CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA e a ECONOMIA nacional como os indicadores com avaliação mais negativa.
Das 2.400 entrevistas, efectuadas pela empresa de estudos de mercado Marktest, resultou uma nota média de 7,2, numa escala de 20, a 14 temas:
Saúde;
Justiça;
Segurança;
Democracia;
Conflitualidade;
Economia Nacional;
Corrupção;
Economia Pessoal e Familiar;
Jornalismo;
Imigração;
Qualidade de Vida;
Imagem de Portugal;
Meio Ambiente e
Educação.
"A corrupção, a justiça e a economia nacional foram os três indicadores que receberam uma avaliação mais negativa. O primeiro indicador com 2,6 e os outros com 3,3. Este valor resulta do facto de 47,6% dos inquiridos considerarem que o actual estado da corrupção é mau e 37,5% que é muito mau", conclui aquele estudo.
Relativamente à justiça, 41,8% dos portugueses avalia a situação como "muito má" e 32,3% como "má", enquanto 47,6% dos inquiridos considera “mau” o quadro da economia nacional e 33,9% considera mesmo que é “muito mau”.
Das conclusões do inquérito destaca-se ainda que o cenário da EDUCAÇÃO em Portugal (nota de 8,7) que é visto por 22,3% dos inquiridos como “mau” e a questão da conflitualidade no mundo (com nota muito baixa de 3,5) que também recebe um “mau” de 48,6% dos inquiridos.
No mesmo estudo da Marktest os temas que os portugueses identificaram como tendo uma avaliação mais positiva foram a IMAGEM de Portugal (nota 13), QUALIDADE DE VIDA (nota 12,2) e MEIO AMBIENTE (nota 9,8).
No estudo, as mulheres revelam-se mais negativas (nota 6,8) do que os homens (nota 7,6) a classificar o estado da nação.
Os mais velhos, acima dos 55 anos, revelaram-se os mais críticos (nota 6,3) enquanto os mais jovens, de 18 aos 34 anos, são mais generosos (nota 8,1).
As classes média baixa e baixa (nota 6.7) classificaram o país pior do que a classe média (nota 7,4) e a alta/média alta (nota 8,2).
Nos aspectos negativos, se fizermos as contas ao que nos é apresentado, concluímos:
Corrupção – Só 14,9% não tem uma visão negativa (ou seja, quase todos os portugueses);
Economia Nacional – Só 18,5% não tem uma visão negativa (só os Economistas e Empresários é que não vêem);
Justiça – Só 25,9% não tem uma visão negativa (basta enumerar-se os processos em curso);
Educação - 77,7% tem uma visão positiva (apesar da campanha contínua de descrédito, de há 5 anos a esta parte).
Nos aspectos positivos, destaque-se a Qualidade de Vida, apesar da visão negativa que têm da vida do país, o que revela uma certa contradição, ou na análise, ou no conceito…
Quanto às faixas etárias, apesar de negativa, sublinha-se a visão dos mais jovens, que é mais benévola, o que pode significar duas coisas, ou porque vivem à custa dos pais, ou já estão a ficar formatadinhos pelo SISTEMA…
Resumindo, o povo nem é cego, nem é burro, só que não dá os coices que seriam necessários e na hora certa…
Só falta fazer-se um Estudo que inquirisse sobre as soluções para esta enfermidade, já que o diagnóstico foi feito. Esperemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário