(per)Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Pena de Morte mata mesmo, em todas as latitudes!

Quatro narcotraficantes foram executados pela justiça chinesa nos últimos dias, depois do Tribunal Popular Supremo ter confirmado as Penas de Morte, informou a instância máxima judicial chinesa através da agência noticiosa oficial Xinhua (Nova China).
Os executados foram Chen Weidong, Ma Chongyang, Huang Xianmin e Guan Hui, destacou o Supremo, que não avançou pormenores sobre onde foram feitas as execuções, nem qual o método utilizado (os mais usados são o tiro na nuca e a injecção letal).
As execuções foram feitas no âmbito de uma campanha nacional contra o narcotráfico, que incide especialmente nas regiões de maior entrada de droga na China (como o Sul e o Ocidente do país, fronteiriças com importantes zonas produtoras como o Sudeste Asiático e a Ásia Central).
A Pena de Morte é a Pena de Morte, seja em que país for, seja pelas razões que sejam, porque é um “Direito” de um Estado ter direito a matar alguém que matou (neste caso, nem foi por isso). Só este raciocínio básico me chega para estar SEMPRE contra tal prática.
E mais me incomoda a diferenciação que algumas (muitas) pessoas fazem, conforme a cultura ou religião que está por trás da justificação de cada caso.
Não há casos, só há Pena de Morte, nos EUA, no Irão, na China, ou noutro país qualquer, mesmo nas guerras, em que aí nem sequer há julgamento. Pum!

2 comentários: