(per)Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O excerto e todo o texto, não se referem ao nosso país

Tempos de campanha eleitoral oferecem ocasião para fazermos reflexões críticas sobre o tipo de democracia que predomina entre nós.
É prova de democracia o facto de que mais de 100.000.000 tenham que ir às urnas para escolher os seus candidatos. Mas isso ainda não diz nada acerca da qualidade de nossa democracia. Ela é de uma pobreza espantosa ou, numa linguagem mais suave, é uma “democracia de baixa intensidade” na expressão do sociólogo português Boaventura de Souza Santos.
Por que é pobre? Valho-me das palavras de uma cabeça brilhante que, por sua vasta obra, mereceria ser mais ouvida, Pedro Demo, de Brasília. Na sua Introdução à sociologia (2002) diz enfaticamente: “A nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis “bonitas”, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que a ela sirva do começo até ao fim. Político é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniguados, enriquecer-se à custa dos cofres públicos e entrar no mercado por cima…
Se ligássemos democracia com justiça social, a nossa democracia seria a sua própria negação” (p.330.333).
Leonardo Boff - Teólogo, filósofo e escritor
Nota - Como se refere no título, o texto, os contextos e os conceitos, têm a ver com um país lusófono e qualquer coincidência com a realidade nacional, é pura coincidência…

2 comentários:

  1. Miguel, mais logo passo aqui com mais calma... agora diz-me... os meus comentários das hortas urbanas? Cadê?
    Não te chegaram?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    Se tivesse chegado estaria aqui. Só para ter com quem comentar, até aceito quem diga mal (até ele/a se distrair)...

    ResponderEliminar