(per)Seguidores

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cultura biológica caseira, relaxamento e quem sabe, sustenta-habilidade

Modificar os Planos Directores Municipais - PDMs - oferecendo pequenos terrenos para se cultivar e promover hortas urbanas são outras formas de se desenvolver a agricultura e simultaneamente tendo-se uma ajuda com as contas de casa, uma actividade relaxante, uma melhor gestão dos solos e mais biodiversidade.
Na América Latina, ter uma pequena horta em casa é uma forma de evitar a pobreza extrema, com esta fonte de rendimento alimentar, com uma horta para plantar, uma galinha, um porco, de que podem aproveitar carne ou ovos.
Em Portugal, as iniciativas relacionadas com as hortas urbanas têm adesão, havendo casos em que as câmaras municipais avançaram com hortas urbanas e ficaram com os espaços reservados rapidamente, até houve lista de espera.
Além destes pedaços de "campo" na cidade, a presidente da Quercus recomenda a classificação de terrenos como zonas agrícolas, uma vez que não se sabe o que o futuro nos pode trazer: "Temos de preservar a capacidade agrícola, mesmo que agora não pareça importante", afirma.
Esta ideia nunca deixou de ser prática tradicional, pelo menos no Norte do país, não só pelas necessidades económicas, mas pela garantia da qualidade biológica do que se consome.
Mas não chega! As grandes áreas agrícolas, como tal classificadas. É que deveriam ser cultivadas, mesmo contrariando as directrizes, cotas e quejandos da EU, para que as importações reduzissem e o emprego e as exportações aumentassem.
Lembro-me que, logo que Barak Obama chegou à Casa Branca, poucos dias depois, Michele Obama criou, ela própria uma horta e aconselhou todos os americanos a fazerem o mesmo, não vá o diabo tecê-las.
Com o futuro que nos pintam, pelo menos para a sopinha dará, nem que seja de pedra

6 comentários:

  1. Sabes, que quando li pela 1ª vez sobre este assunto, não deixei de pensar no que faziam e fazem quase todos os imigrantes quando deixam a província e vêm viver para a cidade.e quando se faz o realojamento dos que vivem nas barracas para as ditas torres de caixotes sobrepostos...
    a terra, o mexer na terra está-nos nos genes...
    eu que sou meio hippie eheheh tenho os meus jardins de vasos, e as minhas hortinhas de ervinhas-de-cheiros em vasinhos que me perfumam muitas vezes a vida.
    acredito, plenamente que este pode ser o caminho para sermos um bocadinho felizes.
    abreijo

    ResponderEliminar
  2. O mal é que nós que vamos ao super, plantamos flores e às vezes frutos, mas isso não dá para a sopa e para a sopa de pedra ainda falta o porco e as galinhas...

    ResponderEliminar
  3. Por essa Europa fora o que mais há são hortas urbanas:

    UK: http://tinyurl.com/37ethnh

    Alemanha: http://www.youtube.com/watch?v=60zZaGzQgiQ
    ...

    E nos EUA:

    http://www.youtube.com/watch?v=H98O9fVm_cA

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo
    Obrigadaço pelo complemento informativo e se tiver oportunidade, voltarei ao tema com os vídeos.
    Volte sempre... que puder e quiser.

    ResponderEliminar
  5. Miguel lá em cima eu queroa escrever migrantes...
    e concordo com o que diz o comentador anónimo.Em muitos países abundam as hortas urbans. Ainda afora em Berlim as vi, e os amigos com quem ficámos tinham uma...e eu aprendi algumas coisas sobre pragas por exemplo e como me safar delas eheheh

    ResponderEliminar
  6. Ema, Já voltei ao assunto, até porque foi dos mais lidos.

    ResponderEliminar