(per)Seguidores

sábado, 11 de setembro de 2010

A Mortalidade Infantil e a melhoria da Saúde das Gestantes são Metas do Milénio

O documento da cúpula foi finalmente acertado depois da discussão entre países ricos e em desenvolvimento (pobres) sobre como financiar a implementação das ambiciosas metas de desenvolvimento, estabelecidas em 2000.
Nove objectivos específicos, como a redução em dois terços da mortalidade infantil, o corte pela metade do número de pessoas vivendo na pobreza absoluta e a redução dos casos de HIV/Aids, estão para ser cumpridas e a necessidade de se dar prioridade à África subsaariana.
Um diplomata disse que o grupo de 77 países em desenvolvimento queria que o documento reforçasse que os países doadores fracassaram em cumprir os compromissos assumidos no ano 2000.
"O secretário-geral espera poder anunciar compromissos de 26 bilhões de dólares" para preencher esta lacuna, destinada a programas voltados para a saúde feminina e infantil, SIDA e fome, em 2011”, disse Lyndon Haviland, especialista em filantropia estratégica e comunicação de saúde pública, que aconselha altos funcionários da ONU e disse também que os Estados Unidos, provavelmente, não serão os maiores doadores.
A cifra de US$ 26 mil milhões necessários para aumentar a hipótese de se alcançarem as metas em 2015 foi calculada pelo Banco Mundial.
As questões sanitárias são o coração das Metas do Milénio. As metas de saúde chave, estabelecidas no ano 2000, incluem o corte de taxas de mortalidade infantil em 2/3, a redução da fome mundial para 50%, a diminuição das taxas de mortalidade materna em 3/4, o acesso universal das mulheres a serviços sanitários e a reversão da disseminação de HIV/SIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário