(per)Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2010

O Desporto é o processo mais democrático de convivência e interacção para a LUSOFONIA: "A união é mais forte que a vitória"

Vicente Moura mostrou-se convencido em como os II Jogos da Lusofonia, de 11 a 19 deste mês em Lisboa, será superior em qualidade desportiva, comparativamente a Macau 2006, "Podemos esperar uns jogos, em termos de qualidade, tanto no atletismo, onde teremos campeões olímpicos de Portugal e Brasil, bem como no futebol e no basquetebol, com selecções bastante fortes como Angola e Brasil", disse.
Todavia o Presidente do COP disse que gostaria que "todos os países e regiões participantes, 12, obtivessem medalhas, porque isso seria bastante bom para incentivar à participação e ao envolvimento, alargando a participação a outros Estados", ressalvando, todavia, que "os Jogos da Lusofonia destinam-se a unir e não exactamente a acrescentar problemas internacionais aos que já existem e são uma oportunidade transversal para a aproximação entre os povos, sem discriminações raciais, políticas e sociais".
A partir desta segunda edição, os Jogos da Lusofonia passam a decorrer de 4 em 4 anos, sempre no ano seguinte ao da realização dos jogos olímpicos de Verão (2013).


Conheci Vicente Moura, enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Natação, quando eu era Árbitro da modalidade. Tendo sido militar, a afabilidade, a memória visual que lhe permitia conhecer todos os agentes desportivos e a autonomia que reconhecia e praticava em relação a todos os órgãos federativos, granjeou-lhe a estatura que o fez Presidente do COP, apesar das últimas “cabalas”. Diria que é o homem certo, para o lugar certo.
Das suas palavras se inferem objectivos alargados, que vão para além do desporto e que irão contribuir, de forma consistente, para a sedimentação de uma cultura, em que a língua é, realmente, a nossa pátria, mas em que o companheirismo, sem intelectuais, renderá mais do que as palavras bonitas, que nos empolgam, mas não nos (re)ligam.
Sorte para os melhores e sucesso para os menos bons!.

Sem comentários:

Enviar um comentário