(per)Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Lusofonia ganhou mais um membro, através do Desporto

A Basílica de Bom Jesus, na Velha Goa
A Assembleia-Geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), reunida em Lisboa, atribuiu hoje a Goa a responsabilidade de organizar a terceira edição dos Jogos da Lusofonia.
Os responsáveis da Associação Olímpica de Goa, na Índia, mostraram-se hoje orgulhosos por terem garantido a organização da edição dos III Jogos da Lusofonia, em 2013, mostrando vontade de reforçar as relações com Portugal, "Estamos muito satisfeitos por acolhermos os Jogos da Lusofonia em Goa", referiu o Presidente da AOG, Subhash Shirodkar, e já estamos preparados, porque em 2011 vamos receber os Jogos Nacionais da Índia, nos quais vamos ter cerca de 12 000 atletas", referiu.
Subhash Shirodkar lembrou que "Goa e Portugal não são países distantes, porque têm relações há mais de 500 anos", acrescentando "Sentimos que estamos em casa quando vimos a Portugal e penso que acontece o mesmo com os portugueses quando vão a Goa. Temos cerca de 2000 goeses em Portugal. É um grande prazer receber os Jogos da Lusofonia em 2013".
O Presidente do COP, Vicente Moura, referiu que tem "um sentimento muito especial" com esta atribuição da organização, relembrando que foi a partir de si e do Desporto que se reiniciaram os contactos com Goa.
"Na década de 60, Portugal abandonou Goa em conflito. Estivemos vários anos de costas voltadas. Fui há 4 anos a Goa e fui surpreendido pela forma como fui recebido, como um amigo, com emoção. Ao longo de 4 anos, construímos esta amizade desportiva, que deixa para trás 450 anos de permanência colonial. O desporto abriu as portas a um grande país", referiu.
Por unanimidade, Alex Vong Lek, vice-presidente da Associação Olímpica de Macau foi eleito Presidente da ACOLOP.
Ainda antes da do início dos II Jogos da Lusofonia, já estão marcados os 3ºs em Goa, sendo através do Desporto que se redime décadas de desconfiança da parte de Portugal em relação a Goa e a língua testemunha os laços culturais e afectivos, que Goa ainda tem com Portugal, dando um exemplo que tem que ser sublinhado, louvado e perseguido, até termos mais um membro nos PLOP.
Parabéns a quem elegeu Goa como sede dos Jogos da Lusofonia e elegeu um macaísta para Presidente da ACOLOP - Assembleia-Geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.
Fernando Pessoa tinha razão e era visionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário