(per)Seguidores

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aproximação de Culturas ou Aliança de Civilizações? I

Idealizada em 2005 e concretizada em 2010, a biblioteca africana de Berlim incentiva a descoberta da cultura africana. O continente tem mais para dar do que música e dança
Há precisamente 2010 livros, CD’s e DVD’s disponíveis. De facto, 2010 trata-se de um número simbólico e foi importante para o Continente, adianta o jornal Afrik.com., já que muitos países festejaram o cinquentenário da sua independência e pela primeira vez realizou-se um Mundial de Futebol em África.
E além de tudo, 2010 é o Ano Internacional para Aproximação de Culturas.
2010 é(ra) o “Ano Internacional para Aproximação de Culturas”, mas de tal tema quase nunca se ouviu falar, tendo havido um desvio significativo, com a realização do III Fórum da “Aliança de Civilizações”, no Rio de Janeiro, a 27, 28 e 29 de Maio deste ano, sem sequer ter sido noticiado.
Os dois temas, não sendo antagónicos, também não significam a mesma coisa. Terá havido mudança de estratégia? Porquê?

2 comentários:

  1. "Os dois temas, não sendo antagónicos, também não significam a mesma coisa. Terá havido mudança de estratégia? Porquê?"
    Uma questão pertinente, a que não será alheia a estratégia ocidental para o território africano.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. AC
    Às 18h30, agendei um post sobre Moçambique, mas penso que a mudança de estratégia não terá só a ver com África, antes (na minha perspectiva) com os conflitos civilizacionais, entretanto despoletados(?) com o 11 de Setembro.
    Realmente, Culturas e Civilizações, segundo definições da Wikipédia:

    Cultura (do latim, cultura, cultivar o solo, cuidar: “São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.


    Civilização (do latim, civita, que designava cidade e civile (civil) o seu habitante): “É o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, económico e artístico.
    A civilização é um processo social em si, inerente aos agrupamentos humanos que tendem sempre a evoluir com a variação das disponibilidades económicas, principalmente alimentares e a sua decorrente competição por estes, com os agrupamentos vizinhos.

    Bem-vindo, com a opinião

    ResponderEliminar