(per)Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que é que a escola vai mudar na comunidade educativa?

O próximo ano lectivo vai começar com várias mudanças, além do encerramento de 700 escolas básicas que ainda promete dar muito que falar. O Ministério da Educação garante novidades na formação contínua dos professores, mas há medidas previstas no Plano Tecnológico da Educação, que estão atrasadas.
O novo Estatuto do Aluno
Promulgado na passada 4ª feira pelo PR, vai ser agora integrado nos Regulamentos Internos das escolas, cujo processo de revisão e aprovação só deverá estar concluído dentro de 2 meses.
Alarmes e videovigilância
Foram instaladas câmaras de videovigilância em 700 escolas básicas do 2º e 3º ciclos e Secundárias, a que se somam mais 300 escolas até ao final do ano. Serão instalados ainda 70.000 alarmes.
Formação para professores
O ME vai promover, em parceria com a Universidade de Coimbra, 5 edições de um curso de ensino à distância sobre “Violência e gestão de conflitos na escola”. A 1ª edição terá início em Outubro.
Cartão do aluno
Estava previsto para este ano lectivo, que todos os alunos maiores de 12 anos passassem a ter um cartão Multibanco, carregável pelos pais. O processo está atrasado.
A grande mudança, não para as escolas, mas para as crianças, as famílias e as respectivas comunidades, é o fecho das 700 escolas. Se cada um de nós fosse vítima desta medida, talvez fosse difícil entender o critério “científico”, mas como não somos, talvez seja mais fácil (calarmo-nos).
Porque será que os Regulamentos Internos não são um só, igual para todas as escolas, do mesmo País, se quase todos os RI são “primos” e outros tantos “siameses”?
As câmaras de videovigilância são para aumentar a segurança das escolas e ser um factor dissuasor de intrusões, furtos, roubos e outros actos de vandalismo, pelo que se presume que só vão ser activados fora do horário de funcionamento das escolas.
Formação à distância, para professores, dada por quem vive distante dos problemas do quotidiano, do lugar e do tempo da violência e conflitos.
Há uma coisa que não muda, os atrasos das medidas…

2 comentários:

  1. É verdade, Miguel, é à portuguesa!
    De resto a ver vamos oque o ano nos reservará. Se o ME não inventar muito já não é mau! Precisamos de paz e sossego para podermos trabalhar convenientemente. E de expurgar algumas aberrações, como o modelito de ADD e a burrocracia avassaladora.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    O ano vai ser igual aos outros, como está a ser com os crónicos atrasos...
    A ADD é um faz de conta, mas também não há prémios (foram congelados) e a burocracia, a grande fatia, é inventada pelos nossos colegas supervisores, e principalmente pelo engraxadores dos dirigentes e amantes do show.off, para inglês ver.

    ResponderEliminar