(per)Seguidores

sábado, 4 de setembro de 2010

Um remédio eficaz para reduzir o número de pobres :(

Um estudo recente, liderada por Laurens Nien na Erasmus University, Rotterdam, indica que milhões de pessoas de baixo e médio rendimento, na maior parte do globo, iriam ficar abaixo da linha de pobreza ao comprarem medicamentos caros, embora essenciais.
O estudo revela que os milhões das pessoas seriam empurradas para baixo do nível de rendimento de 1,25 ou 2 dólares por dia (indicador de pobreza do Banco Mundial) ao comprarem 4 medicamentos importantes e amplamente utilizados.
As descobertas mostraram que há uma maior necessidade de produzir remédios genéricos mais baratos em países pobres, sugerindo por isso "taxas de empobrecimento" para esses medicamentos em 16 países de baixo e médio rendimento.
Os medicamentos que estão no topo da lista das necessidades são: “Salbutamol” inalante, utilizado para asma; “Glibenclamida” para diabetes; “Atenolol” para pressão alta e o antibiótico “Amoxilina”.
Haverá quem pense que é possível sobreviver com 1,25 ou 2 dólares/dia, mesmo saudável?
Mas até estes valores têm sofrido alterações (neste momento variam entre 0,6 e 1 dólar/dia), o que tem feito reduzir, estatisticamente, a percentagem da pobreza extrema, na consecução dos ODM.
As estatísticas e os malabaristas…

4 comentários:

  1. Miguel, eu acho, ou melhor, tenho a certeza, que esta gente faz de nós todos uns totós!
    abreijo

    ResponderEliminar
  2. Este post saiu antes do anterior, porque me baralhei, mas o comentário serve para os dois.

    ResponderEliminar
  3. muito triste... as conveniências e os malabaristas, sem dúvida!
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Andy
    Esta semana soube pormenores técnicos sobre os genéricos e a sua composição, que deu para entender a "relutâncias" dos médicos não estarem incondicionalmente a favor, porque por trás, também há conveniências e malabarismos, mas não posso ser eu a explicar, por falta de autoridade.
    Obrigadaço

    ResponderEliminar