(per)Seguidores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Um “ponto de ordem” a todos os políticos “adultos”…

Beatriz Talegón alega que "a esquerda" passou a estar ao serviço das elites, "dança com o capitalismo" e é "burocrática".
Um vídeo com a intervenção da secretária-geral da União Internacional de Jovens Socialistas durante a reunião da Internacional Socialista (IS) em Cascais, na semana passada, onde tece duras críticas aos líderes socialistas, tornou-se viral em Espanha, está a ser muito partilhado em Portugal e, via redes sociais, a chegar à América Latina.
Desde segunda-feira registaram-se já várias cópias do vídeo em que Beatriz Talegón critica que os dirigentes do socialismo internacional se reúnam em hotéis de 5 estrelas ou utilizem carros de luxo, o que classificou como “uma falta de coerência”. Uma das versões publicadas no YouTube ultrapassa 1.037.025 visualizações.
O vídeo com o discurso completo segue nos 145.752.
Um discurso durante a própria reunião da Internacional Socialista que tornou Talegón um dos trending topics no Twitter e mereceu destaque na imprensa espanhola, com artigos em publicações como El País ou Huffington Post. “É o que dizem os jovens nos bares, nas praças, em qualquer reunião de amigos”, disse, em declarações a este último, mostrando surpresa pela reacção que as suas declarações estão a causar.
Na intervenção em Cascais, referiu-se ao que considera ser a crescente distância entre os dirigentes e as forças socialistas e a geração mais jovem, criticando a contradição entre o luxo da própria reunião e o elevado desemprego ou a contestação nas ruas de Espanha. Exigindo que as contas da IS não sejam um “mistério”, recusou que os militantes jovens só sirvam para “aplaudir” e acusou os dirigentes de serem em parte “os responsáveis pelo que está a acontecer” e de não lhes preocupar “em absoluto” a situação.
“O que nos deveria doer é que eles estão a pedir democracia... e nós não estamos aí”, afirmou a jovem de 29 anos, referindo-se à falta de apoio das lideranças para os jovens que protestam nas ruas. “Não nos querem escutar”, disse, considerando que “a esquerda está agora ao serviço das elites, dança com o capitalismo, é burocrática”. “Tem perdido completamente o norte, a ideologia, a conexão com as bases. E isso é algo que a esquerda não se pode permitir.”
Para o ex-presidente da União Internacional de Juventudes Socialistas Joan Calabuig as críticas e reivindicações dos jovens socialistas veiculadas por Talegón cumprem a “normalidade democrática”, que admitiu, “com pena”, que a IS “merece” as críticas que lhe têm sido dirigidas por ser uma “organização antiga” que deve fazer “mais esforço por adaptar-se à realidade do mundo actual”, procurando “modernizar-se, renovar-se e actualizar-se”.
Beatriz Talegón critica o socialismo do luxo na Internacional Socialista


Dura crítica à crítica dura
Nas redes sociais, nos blogues e nos comentários aos vídeos no YouTube, são muitos os que aplaudem a intervenção de Beatriz Talegón em Cascais. Mas isso não faz da jovem socialista uma figura consensual entre os que, à esquerda, têm protestado contra as medidas de austeridade impostas por sucessivos governos europeus desde 2008.
À propagação do vídeo de Cascais, os cibernautas da esquerda, não afecta ao PSOE, está a responder com a carta aberta que Julián Jiménez, um antigo dirigente local da Juventude Socialista espanhola, dirigiu a Beatriz Talegón. O professor de 29 anos acusa a antiga companheira no Partido Socialista espanhol – que abandonou em 2009, em desacordo com o rumo político do Executivo de José Luis Zapatero – de estar apenas a autopromover-se.
Num longo texto, Jiménez lembra que, quando em 2009 se apresentou publicamente com um discurso de teor idêntico ao de Talegón, foi criticado dentro do PSOE, incluindo pela própria Beatriz, que depois o terá acusado de “deslealdade” após a dissidência. “Ao ouvir-te hoje, querida Beatriz, não pude deixar de me lembrar daqueles comentários que deixaste na minha rede social quando tomei aquela decisão”, escreve. “Aqueles em que falavas de lealdade, de que ser socialista era defender a política do PSOE quer gostes ou não, de que criticar o que agora criticas tu era deslealdade.”
“Queria acreditar em ti, cara ex-companheira, mas não posso fazê-lo. Creio recordar que trabalhavas então em Bruxelas, para o partido a nível europeu. Por que não foste rebelde naquele momento? Quem conhece o podre funcionamento do PSOE sabe que um rebelde nunca chega a um cargo de tanta responsabilidade como o de dirigente da União Internacional de Jovens Socialistas”, atira Jiménez, enumerando depois um conjunto de críticas aos últimos anos do governo socialista e os entendimentos com o PP de Rajoy.
O jovem activista diz acreditar “sinceramente” que o discurso de Talegón é “mera pose” dirigida aos “incautos de boa-fé”, para que vejam nele “um ar fresco que, honestamente, não existe no PSOE”.

4 comentários:

  1. e continua a ser da tal juventude?
    bolas deve haver bué de desempregados na juventude socialista

    aqui ao menos foram para a EDP e para outras mordomias pelo que de certezinha isto não se repetirá cá somos um país a sério, pouco sério, mas bué da sério

    não fazemos figuras destas

    ou o tino de rans ainda é da juventus sucia lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil entender a mensagem, mas presumo que se refere à jovem. Claro que todas as lutas devem ser feitas de dentro do sistema. Lembra-se da URSS?
      Pelo que sei, aqui, quem está na EDP são os da JSD, que eventualmente preencheram os lugares que sobraram da JS.
      Mas a miúda não representa o PSOE, mas toda a Juventude Socialista.
      Cá não se repete, pode ter a certeza, porque com mais de 40% de jovens desempregados e a crescer, andam todos a aprender a nadar para atravessarem o Atlântico à procura de trabalho, no Brasil ou em Angola!
      D'Ass!

      Eliminar
    2. se lembro vivi lá desde os 6 aos 14.....

      pelo que sei na edp há pessoal da luar do pcp do ps do be do psd do cds dois do ppm

      tal como no brejão pós thierry rousseau a CGD (caixa geral de depósitos deu aval a pessoal do PCP do PS do CDS do PPM a duas sobrinhas do ribeiro telles a 4 do PSD é ver os registos prediais e as falências 4 a 5 anos depois

      logo o dinheiro escorre em fluviário para todos os partidos

      é ir ao barreiro ver alguns sindicalistas que antes da quimigal nada tinham
      ou tinham as casas da cuf e pouco mais

      a URSS não caiu por dentro

      caiu devido à inércia dos que a defendiam

      como caiu a monarquia e a primeira república

      já a china resistiu e perdura...

      a miúda que parece assaz entradota representa um clique ávida de ascensão

      não representa mudança

      Resumindo para ser mais fácil entender a mistage: É apenas continuidade na mudança

      Eliminar
    3. Ass ou escreve-se ah se...? ("bons tempos" é apelido)
      Quem disse que eram socialistas que estavam na EDP foi o Sr. e agora vem dizer que há de todos os partidos... Claro!
      De resto estamos de acordo com a continuidade na mudança, mas por isso, não ficar calado/a é um ato de coragem e isso "é que faz falta"!
      Quanto à aparência da miúda, faz-me mais alergia o Relvas...
      Claro que é por dentro que se derruba o status quo. Deixe a URSS e veja por cá, com o 25 de Abril e este assalto de intitulados sociais democratas, a implodirem a Constituição, o sistema, o regime, o Estado nas suas estruturas...
      Haja vozes para denunciar e mudar.

      Eliminar