(per)Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Políticos vão condenar outros políticos (corruptos)?

A Comissão Europeia apresentou uma proposta de combate à lavagem de dinheiro que tenha como origem fraude, tráfico de droga e corrupção. Uma das medidas propostas é a vigilância rigorosa das operações financeiras de figuras políticas e das suas famílias.
Em comunicado, a Comissão explica que "as novas recomendações também se irão aplicar a pessoas politicamente expostas, a organizações internacionais, e aos familiares e sócios próximos". Esta medida inclui chefes de Estado, membros do Governo e do Parlamento e juízes de tribunais supremos.
A serem aprovadas, as medidas de vigilância extra terão implicações nos bancos, nomeadamente através da realização de auditorias aos clientes, manutenção de registos, controlo interno e arquivo de transações suspeitas. De acordo com o Expansión, em caso de "relações comerciais de alto risco" deverá ser pedida autorização à administração do banco, determinar a fonte de riqueza e dos fundos relacionados com a transação e aumentar a vigilância na relação comercial.
A Comissão acrescenta que estes serão requisitos mínimos mas que cada país poderá impor mais regras às suas entidades bancárias, se necessário. As medidas aplicam-se a todos aqueles que recebam pagamentos de bens e serviços superiores a €7.500, sendo que até agora só se aplicavam num limite mínimo de €15.000.
A proposta surge poucos dias depois de o chefe do Governo espanhol Mariano Rajoy se ver envolvido num escândalo de corrupção que engloba vários membros do Partido Popular.
Sendo o Presidente da Comissão Europeia, português, é muito natural que conserve os defeitos genéticos e generalizados no ADN cultural dos seus concidadãos e daí pensar em colocar trancas na porta, depois de a casa ser roubada (e noticiada)…
Na própria União, a corrupção entre funcionários, Comissários e lóbis “institucionalizados” é o pão nosso de cada dia… Como é que quem não consegue dar conta do recado nos seus gabinetes pretende combater a corrupção em todos os países, com requisitos mínimos passando, passando por cima do sigilo bancário que reina em alguns países e permitindo (pasme-se!) ao mesmo tempo, que cada país possa impor mais regras (mais regras?) às suas entidades bancárias (não sãos bancos que escolhem os políticos?), se entenderem necessário (necessário?)…
Mas estão a fazer de nós burros, ou quê? Então se são os políticos que tem que decidir sobre “as mais medidas” a serem aplicadas a eles próprios, isto já é corrupção, porra!
Só há uma questão importantíssima a ter em conta, que não é referida e que tem a ver com as cadeias necessárias para tanta gente (se a pena for a prisão efetiva), já que poucos escaparão e pensarem na adaptação das mesmas ao nível de vida dos corruptos, que não gostam de viver em barracas… Só para os novos estabelecimentos prisionais vai um balúrdio de massa, embora se preveja que venha a ser uma festa para os arquitetos e as construtoras, que terão os projetos e as obras adjudicadas pelos futuros utentes…
Zé Manel começa pelo teu país de trampolineiros: BPN/BPP, Operação Furacão, Face Oculta, Monte Branco, PPP, offshores, fuga aos impostos e o que mais aí virá, ou manda fazer as leis com base nestes casos, que tão bem conheces…
E não limites a “luta” contra a corrupção apenas aos chefes de Estado, membros do Governo e do Parlamento e juízes de tribunais supremos. Inclui também os banqueiros, os acionistas dos bancos e empresas, os eleitos do poder Regional e Local e até mesmo os motoristas, os porteiros e os mordomos (lembra-te do Papa).
A sorte dos visados, é que quando a diretriz vier, ao ritmo das decisões de Bruxelas, já muito colarinho branco terá sido engomado depois de engomados os seus portadores…
Não brinquem com coisa séria, nem prometam o que não sabem nem querem cumprir!
Já não vamos em conversas!

4 comentários:

  1. bom se os bancos vão pagar temos de arranjar outros bancos primeiro

    iste é um b-log de madeireiros e resineiros que snifam aguarrás?

    já não võ in con versas e os políticos vão ser responsabilizados?

    e os pais que lhes emprestaram o dinheiro para irem para Paris

    tinhas uma gasolineira

    ou trabalhavas com verniz?

    tou só à procura de explicações prá pathologgia

    O espírito de ditadores? como Nicolae Ceausescu ganha nova vida na resposta da elite europeia...coitadinho deitaram-no abaixo para não pagarem a dívida a 9 anos

    um democrata havia pleno emprego e se não se arranjava pleno emprego metiam-se os contra revolucionários a cortar postes prá IKEA bons tempos

    e seguiam para a RDA e por obra e graça da economia planificada
    transformavam-se em marcos da RFA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem se os bancos vão pagar, primeiro temos de arranjar outros bancos
      Quer dizer que os bancos não tem dinheiro!
      Isto é um blog de madeireiros e resineiros que snifam aguarrás?
      Não, é um blogue feito por uma pessoa, que se julga um CIDADÃO com direitos!
      Já não vou em conversas e os políticos vão ser responsabilizados?
      Quem é responsável pelo estado da Economia e pelo mal-estar das sociedades? Os políticos!
      E os pais que lhes emprestaram o dinheiro para irem para Paris, tinhas uma gasolineira
      ou trabalhavas com verniz?
      Não entendi!
      Estou só à procura de explicações para a patologia.
      Patologia de quem? Tua?
      O espírito de ditadores, como Nicolae Ceausescu, ganha nova vida na resposta da elite europeia... Coitadinho deitaram-no abaixo para não pagarem a dívida a 9 anos um democrata havia pleno emprego e se não se arranjava pleno emprego metiam-se os contra revolucionários a cortar postes prá IKEA bons tempos e seguiam para a RDA e por obra e graça da economia planificada transformavam-se em marcos da RFA.
      Penso que a tradução está incorreta e nem sei se é a favor do comunismo (de Ceausescu) ou contra o socialismo dos ricos da União Europeia e mundial.
      Espero que a conversa continue… apesar das dificuldades de comunicação.
      Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. O diabo será visível após? Após o quê?
      Diavolul va fi vizibil după? După ce?

      Eliminar