(per)Seguidores

domingo, 12 de agosto de 2012

Para quem lida com jovens...

Os adolescentes têm grande valor na sociedade e podem ser uma poderosa ferramenta de convencimento para um mundo mais socioambientalmente sustentável.
Com base nas informações de campanhas e mobilizações realizadas pela organização DoSomething, selecionamos seis dicas de como fazer um jovem se engajar em causas e trabalhar por um planeta melhor.
1. Acredite que os adolescentes realmente podem fazer algo
Um exemplo do valor do empenho dos jovens foi uma campanha realizada pela organização DoSomething com adolescentes. Durante o mês de janeiro de 2012, a entidade arrecadou mais de 1 milhão de calças ‘jeans’ para jovens moradores em condição de rua. A quantidade dava para doar ‘jeans’ a 2/3 da população de jovens dos Estados Unidos nessa situação – 1.700.000 de pessoas.
2. Aproveite a paixão deles, boa ou má
Não pergunte a um jovem o que o preocupa. Pergunte-lhe o que o deixa chateado. "Eu acho a comida da escola muito má", ou, "aquele terreno baldio do outro lado da rua poderia ser um campo de futebol". Assim você poderá canalizar a energia deles para alguma coisa produtiva. Apontar as ferramentas para limpar o terreno baldio do outro lado da rua, por exemplo.
3. Utilize um pouco de pressão
Quando está num hotel, e no quarto de banho tem uma placa "Salve o meio ambiente. Por favor, apanhe as toalhas do chão", chama a atenção. Mas um meio mais efetivo de passar a mensagem é "70% das pessoas que se hospedaram neste quarto ajudaram na limpeza apanhando as toalhas do chão". Este tipo de pressão subliminar incentiva toda a gente, de qualquer idade, a fazer alguma coisa.
4. SMS é melhor do que e-mail
A resposta média de um e-mail varia entre o imediato a 48 horas. A resposta média de uma mensagem de texto é 4 minutos. Um adolescente de classe média envia cerca de 3.000 mensagens de texto por mês, um número bem alto, especialmente porque a maioria deles nem possui smartphone. Outro ponto positivo é que a garantia de que uma mensagem de texto seja aberta é de 100%. Por e-mail, as organizações terão sorte se 25% das mensagens forem abertas.
5. Ouça
A organização DoSomething gasta muito tempo a pedir informações a adolescentes, o que mostra que a organização liga para o que eles pensam. Uma das pesquisas pediu para que os adolescentes avaliassem as suas escolas nos níveis de bullying, o que abriu um diálogo para conversas que apontavam métodos sobre como melhorar a vida nas escolas.
6. Esteja preparado para responder - pessoalmente
O que acontece depois de um jovem responder a uma mensagem é tão importante como a resposta, especialmente para ativistas que procuram mobilizar a juventude. Então, ao receber uma mensagem de texto em resposta a alguma ação, é importante que o texto seja respondido imediatamente - por uma pessoa! De contrário a campanha pode ter uma imagem negativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário