(per)Seguidores

sábado, 18 de agosto de 2012

E por que não assinarmos um “Testamento Vital”?

A Finlândia prepara-se para o rebentamento de uma crise cambial à medida que sobem as tensões na zona euro e não tolerará mais deslizes nos resgates ou uniões financeiras pela calada, noticia The Daily Telegraph na primeira página.
O diário cita uma entrevista com o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Erkki Tuomioja, em que o governante disse:
Há um consenso sobre o facto de um colapso da zona euro ser mais caro a curto e médio prazo do que a gestão da crise. Não há regras para sair do euro mas é apenas uma questão de tempo. Ou sai o Sul ou sai o Norte porque esta camisa de forças em que está metida a moeda única causa sofrimento a milhões de pessoas e está a destruir o futuro da Europa. É uma completa catástrofe. Por este andar, vamos ficar sem dinheiro. Mas, na Europa, ninguém quer ser o primeiro a sair do euro e a arcar com a culpa toda.
Na Áustria, uma entrevista com Michael Spindelegger, vice-chanceler, ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do partido conservador ÖVP, salpica a primeira página do Kurier, sob o título “Batoteiros fora da zona euro”. O ministro disse ao diário de Viena:
Precisamos de mais mecanismos para expulsar alguém da união monetária; os países que não respeitam os compromissos. Se essas regras existissem, já teríamos sentido as consequências.
No entanto, os especialistas consultados sobre a proposta de Spindelegger, disseram ao jornal que uma saída da Grécia teria “custos imprevisíveis” para a UE e o risco de um colapso do euro “porque a exclusão atinge sempre os mais fracos e, em qualquer altura, todos podem ser o mais fraco”. Este comentário foi feito 2 semanas depois de Markus Söder, ministro das Finanças da Baviera ter dito, também numa entrevista, desta vez ao Bild, que a Grécia devia abandonar a zona euro ainda este ano.
Dizem os finlandeses (os “verdadeiros” e os “falsos”) que alguém tem que sair da Eurozona, ou o Sul ou o Norte, ou TODOS (digo eu), exatamente porque esta camisa de forças em que estamos todos metidos por causa da moeda única, que só beneficia os mais ricos, mais fortes e mais espertos, causa sofrimento a milhões de pessoas e só por isso. E se esta iminência pode levar à destruição da União Europeia, que seja o mais rapidamente possível!
O que se passa é realmente uma completa catástrofe, mesmo para quem está de fora da zona do desconforto e o receio que os persegue é o de poderem vir a ficar sem dinheiro, situação que nós conhecemos…
Por sua vez, os austríacos descartavam já a Grécia (e os gregos), mas como não há regras, nem processo para se sair do euro e há um relatório (não publicado, ou eu ainda não o consegui apanhar) que conclui que a saída da Grécia fica mais cara do que as “ajudas” para a sua permanência (daí as tranches autorizadas, depois das ameaças que as precedem), que acabaria previsivelmente no colapso do euro, o que para além de atingir os mais fracos (que diriam todos: Não pagamos!), tornaria assim os fortes também em fracos…
Mas parece que vai havendo um consenso crescente e generalizado sobre o colapso da zona euro, mais cedo do que mais tarde, se não antes das eleições na Alemanha (só em 2013), possivelmente depois, por razões e interesses exclusivos dos alemães e outros falsos europeistas.
Assim sendo, por que não aprovarem JÁ o "Testamento Vital" para a moeda única para podermos viver TODOS com DIGNIDADE?

Sem comentários:

Enviar um comentário