(per)Seguidores

terça-feira, 14 de agosto de 2012

As EVIDÊNCIAS contrariam as avaliações da troika

A economia portuguesa registou uma contração de 1,2% no 2º trimestre (0,1% no 1º trimestre) e de 3,3% em ritmo anual (2,3% no 1º trimestre), em consequência da forte queda da procura interna, anunciou o INE.
De acordo com os dados do INE, a “redução mais acentuada do PIB foi determinada pelo comportamento da procura interna que registou um contributo mais negativo que o verificado no primeiro trimestre de 2012, com particular destaque para o investimento”.
Outro fator salientado pelos técnicos é “o contributo positivo da procura externa líquida”. Neste domínio pesa sobretudo uma quebra “mais intensa” das importações, levando em linha de conta que as exportações “desaceleraram”, ainda que tenham prosseguido uma trajetória de expansão.
Os cenários traçados pelo Governo e pela troika apontam, para uma contração de 3% no conjunto de 2012.
A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 15% da população ativa no 2º trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, segundo o INE, o que equivale a 827.000 trabalhadores no desemprego - mais 7.600 pessoas que no trimestre anterior, e mais 152.000 pessoas do que no mesmo trimestre de 2011.
O ritmo de crescimento da taxa abrandou relativamente a trimestres anteriores. Este é um fenómeno sazonal - tradicionalmente, o segundo trimestre é o mais forte em termos de emprego, com muitas empresas do setor turístico a reforçar os seus quadros para a época de verão.
Como se vê à evidência, VAMOS DE MAL A PIOR, não só a economia do país, mas sobretudo o quotidiano das pessoas. Afinal, as perspetivas de um futuro mais risonho que nos deram como garantia, em troca de todos os sacrifícios impostos foram MENTIRAS PLANEADAS, acobertadas pelas avaliações periódicas da troika, que continua e continuará a dizer que vamos melhor do que o esperado (imagine-se!)… Como nas avaliações escolares, às vezes valoriza-se mais o comportamento disciplinar (bem comportados e não violentos) do que o verdadeiro resultado das aprendizagens (mesmo negativas)…
Alguém tem que dizer ao povo para onde vamos se continuarmos a percorrer estes caminhos tresloucados de políticos (nacionalistas) e técnicos (mercenários) de meia tijela, que mais não fazem do que sacar o máximo dos que mais precisam (dos países e dos cidadãos de que se fizeram credores), para distribuir pelos concidadãos dos seus países e poderem (eles) viver à tripa forra, à custa dos seus “irmãos” da (des)União, que não são PIIGS, mas estão cada vez mais lorpas…
E basta ler esta CONCLUSÃO GENIAL, de técnicos geniais, que justificam a redução do PIB com a REDUÇÃO DA PROCURA INTERNA, quando foram eles (os da troika e os nossos governantes) que CRIARAM PROPOSITADAMENTE AS CONDIÇÕES para tal, reduzindo salários, confiscando 2 meses de salários a Funcionários Públicos e Aposentados, deixando cair o crédito às empresas, permitindo aumentos exorbitantes dos preços da energia (mesmo subsidiados por nós) e dos combustíveis (que continuam em autorregulação), cortando subsídios aos desempregados e originando um desemprego nunca visto, apesar das “reformas laborais”, que diziam que iam reduzir o desemprego…
Estavam a gozar connosco e continuam, só por sermos mesmo lorpas bem comportados...
Para quem é genial, basta inverter os resultados para inverter o processo (eliminando as causas) e injetando dinheiro (como já vários dirigentes de países emergentes sugeriram), que mais não é do que devolver o dinheiro que roubaram a quem trabalha e trabalhou para aumentar o comércio interno e criar as tais condições de crescimento, que dizem que não sabem como, mas sabem muiiiiito bem! Só um invisual é que não vê!
E disseram-nos que as exportações estavam a subir e iam ser a nossa (deles, exportadores) salvação, acreditando (eles) que a coisa ia ser sempre subir, subir, subir… Como não são tolos, só podem estar a fazer de nós tolos! Como vamos competir com os preços dos produtos chineses, se nem controlam a qualidade daqueles, nem cobram os impostos dos produtos vendidos cá dentro?
E no fim da história do “LOBO BOM”, que vai comer os 5 PIIGSinhos, com as taxas de desemprego a subir em todos os países “ajudados” (já disse que no fim do ano estaremos nos 20%), continuam admirados, preocupados e sem dormir (mesmo de férias), sem se responsabilizarem pelo descalabro, querendo incluí-lo no Património Imaterial da (des)Humanidade, o (nosso) FADO!
Vão ser BURROS lá fora e gozar com os da sua raça cá de dentro!
Tenhamos esperança que um dia sejam TODOS entregues à justiça, quanto mais não seja à de Fafe…

Sem comentários:

Enviar um comentário