(per)Seguidores

sábado, 21 de julho de 2012

Não segue os conselhos dos “Nobel” e dos SÁBIOS?

Euclides - detalhe de “A Escola de Atenas” de Rafael
O economista Peter Bofinger, um dos "5 Sábios" que aconselham o Governo alemão, defendeu que os países em crise da zona euro suspendam medidas de austeridade até saírem da recessão.
Na opinião do professor de economia da Universidade de Würzburg, a fraca conjuntura na zona euro, que "está longe de ter atingido o auge, tornar-se-á mais visível na Alemanha" e, por isso, é necessário atenuar as políticas de cortes sociais nos estados mais vulneráveis da moeda única.
"Os países em crise devem suspender as medidas de poupança até as suas economias saírem da recessão", afirmou Bofinger, lembrando que o novo endividamento na zona euro continua a ser "muito menor" do que o dos EUA, Reino Unido ou Japão.
Bofinger advogou também uma descida ainda mais pronunciada dos juros básicos pelo BCE, que definem o preço dos empréstimos aos bancos e foram colocados ao nível mais baixo de sempre (0,75%), para tentar injetar mais dinheiro na economia.
As advertências de Bofinger coincidem com os dados publicados no relatório mensal do Ministério das Finanças alemão, que constatou um abrandamento da maior economia europeia na última primavera, que apontam para uma queda maior do PIB germânico entre abril e junho (0,2%) do que no trimestre anterior (0,5%).
O banco central (Bundesbank) referiu um menor dinamismo da economia no 2º trimestre deste ano, sendo o principal elemento estabilizador o consumo privado, sustentado por uma baixa inflação, enquanto as exportações, pilar fundamental da economia germânica, sofrerão um abrandamento ao longo do ano.
Se aceitarmos a definição de que SÁBIO é “a pessoa que duvida do que os outros pensam, que está tudo perfeitamente bem”, temos que dar razão a este, mesmo sendo alemão ou por isso…
Primeiro e ao contrário de outros, Bofinger sabe que a austeridade está longe de ter atingido o seu (nosso) auge;
Segundo e ao contrário de outros, sabe que a continuar assim a sua Alemanha será seriamente chamuscada;
Terceiro e ao contrário de outros, sabe que o endividamento na zona euro é muito menor do que nos EUA, Reino Unido ou Japão e outros;
Quarto e ao contrário de outros, sabe que não havendo máquinas para fazer dinheiro, só uma grade descida dos juros básicos pelo BCE podem ajudar ao crescimento;
Quinto e ao contrário de outros, sabe que o abrandamento da economia se estabiliza com o consumo privado e uma inflação baixa, sobretudo quando as exportações abrandam.
Tudo o que o Sábio diz que deve ser feito para se sair do desastre é exatamente o contrário do que nos dizem para fazermos, em nosso “benefício”, mas pelos vistos é um “malefício” para as economias dos países membros, incluindo para eles, que deve ser a sua maior preocupação, porque se é Sábio, não quer dizer que seja filantropo…
Só deixa a desejar quanto ao grau da sua sabedoria quando defende, como os outros, sem provar, que os empréstimos do BCE devem ser feitos aos BANCOS e não diretamente aos ESTADOS...
Mas se aceitarmos que SÁBIO “não é aquele que sabe tudo, mas aquele que sabe decidir para onde quer ir”, já entenderemos que o objetivo é o mesmo (a defesa da Alemanha), só que por outros caminhos (que são os nossos)...

2 comentários:

  1. Hello, of course this post is actually good and I have learned lot of things from it
    about blogging. thanks.
    My web site :: know memes

    ResponderEliminar