(per)Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

Que azar o nosso! Nem os nabos podemos exportar…

A maré de aumento dos preços das matérias-primas alimentares incide nos produtos que Portugal importa e não beneficia aqueles que exporta, devendo assim aumentar o défice alimentar português, disseram especialistas do setor.
“Temos uma estrutura importadora dominada pelos cereais e oleaginosas, que são quase 40% e são exatamente os produtos de base que têm sofrido mais aumentos no mercado mundial. E temos uma estrutura produtiva e exportadora que não tem beneficiado da alta de preços internacionais”, disse o antigo ministro da Agricultura e empresário do setor, Armando Sevinate Pinto.
A presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares admitiu também que Portugal “está muito vulnerável”, porque o país é um importador de alimentos em quase todos os setores.
A notícia de ontem, que punha em letra de forma a falta de ideias do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, percebe-se agora que eram desculpas esfarrapadas para justificar este imbróglio, na tentativa de sacudir a água do seu capote e nos ir avisando do “inevitável”.
De Agricultura, é o que se vê, de Desenvolvimento Rural, népia e de Pescas, que pescas?
Que perceberá uma só pessoa, tanto de agricultura como de pescas? Não seria bom separar as águas?
A necessidade de contrariar a excessiva dependência de Portugal relativamente à importação de bens alimentares, com reflexos no endividamento do país, estabelecendo prioridades e apoiando os agricultores é o caminho apontado para combater a crise alimentar.
Para a generalidade dos partidos políticos a substituição de importações por produção nacional deve ser uma das prioridades para contrariar as consequências de fatores como a crise económica ou o aumento das matérias-primas.
Os comentários que fiz ontem sobre as declarações do ministro, afinal parece que foram e são de lana caprina, pelo que se constata pela unanimidade dos partidos, de tão óbvio que é e como eu não serem especialistas...

O que não faz falta é desanimar a malta!


Actualizado às 10H30 de 05:03:11

Contrariando-se:

Ministro pede a agricultores para aumentar produção

Sem comentários:

Enviar um comentário