(per)Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

3 países e os Direitos Humanos: péssimo, mau e bom.

Onze muçulmanos foram hoje condenados pela justiça indiana à pena de morte, uma semana depois de terem sido considerados culpados de assassínios, no seguimento do incêndio de um comboio em 2002, que causou violentos confrontos inter-religiosos e cerca de 2.000 mortos.
Outros 20 muçulmanos, também eles considerados culpados, foram condenados na semana passada à prisão perpétua.
O título é curioso(?), porque parece que muçulmano é sinónimo de assassino. Depois dizem que…Mas o que importa, é dar a conhecer, a quem é contra toda a pena de morte, que há países emergentes, que também por isto emergem no desrespeito dos Direitos Humanos, o que é péssimo...
A população da China atingiu os 1.341 milhões de pessoas no final de 2010, mais 6.000.000 do que no ano anterior, anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês.
Em relação a 2008, a população chinesa (a maior do mundo) aumentou cerca de 13 milhões.
Menos pobres do que em 2009, que segundo a mesma fonte, em 2010, o número de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza (ou seja, com menos de 1.274 yuan por ano – 138 € por ano) desceu de 35.970.000 para 26.880.000.
Pelos padrões da ONU (menos de um dólar por dia), o número rondará os 150 milhões, correspondendo a 11% da população.
A China tornou-se a segunda maior economia do mundo, ultrapassando o Japão, mas quanto ao PIB per capita, no Verão passado, o país ocupava o 104.º lugar do ranking mundial.
Pondo de parte o aumento da população (é preferível não matar as meninas à nascença), congratulam-se com a diminuição da pobreza, só porque há menos 9.090.000 pessoas a ganhar cerca de 50 cêntimos por dia. Curioso(?) é usarem para o cálculo, 1 dólar/dia para a classificação de extrema pobreza, quando no resto do mundo tal classificação se atribui a quem tem 60% do rendimento mediano do país. Se a bitola fosse a mesma, o número de pobres na China subiria exponencialmente. E mais uma vez o PIB vem estragar as contas...
Mais um país emergente, que emerge também à custa do não cumprimento dos Direitos Humanos, o que é mau, sobretudo quando tal é esquecido sistematicamente pelos civilizados ocidentais…
A Câmara Municipal de Paredes instalou em casa de 50 idosos aparelhos ligados directamente a uma central de assistência e que podem ser accionados 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano. O programa de teleassistência vai aumentar ainda este ano, pois serão distribuídos mais 25 dispositivos.
O serviço de teleassistência a idosos começou a ser implementado em Dezembro de 2009. Trata-se de um projecto que prevê a colocação de aparelhos em casa de idosos que vivam sozinhos e que permitem a comunicação com uma central de assistência em que um técnico qualificado responde às necessidades dos utentes. O investimento é de cerca de mil euros mensais, uma vez que cabe à autarquia pagar 15 euros por cada unidade, para além de as chamadas também são pagas pela Câmara.
Mesmo no meio desta crise, ainda há quem se esforce, ou se empenhe em reduzir a solidão e os perigos inerentes, porque é um dos Direitos Humanos. O curioso(?) é que é num país cada vez mais imergente… Mas é bom! E é justo! E é humano!

Sem comentários:

Enviar um comentário