(per)Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

MLR planeou e IA cumpre o plano (inclinada)…

São 654 escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos que estão em risco de fechar portas no final do ano lectivo. Número que resulta de um levantamento feito pelas autarquias e que é superior ao projectado para este ano pelo secretário de Estado da Educação.
Este é o resultado de um levantamento feito pelos municípios desde o ano passado no âmbito da reorganização da rede pública escolar do Ministério da Educação.
Os números são superiores aos que foram avançados pelo secretário de Estado da Educação, que na semana passada falava em 400 escolas. A diferença deverá ser o resultado de escolas que continuam a funcionar apesar de oficialmente encerradas.
Viseu deverá ser o distrito mais afectado, com o encerramento de 20 escolas.
O processo foi iniciado em 2005 pela então ministra Maria de Lurdes Rodrigues e previa o encerramento de 3000 escolas.

Ainda no sábado passado, a professora de uma turma do 4º ano (que lecionava outra do 3º) de Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora, que ganhou o 1º lugar do “Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora com uma turma de 8 alunos dizia: “Como vêem, com escolas pequenas se fazem coisas grandes!” Pois!
É evidente que, fechando-se as escolas, os alunos teem que ser deslocalizados (como as empresas) para outras distâncias e pondo de lado todos os transtornos pessoais e familiares, teem que usar transportes, que custam dinheiro. Pois!
mais de 30 anos, estava eu num Conselho Directivo, numa escola novíssima, mas que desde a inauguração rebentava pelas costuras (era a única no Concelho) e para convencer o ME da urgência de se construir uma nova escola numa das aldeias, fiz um estudo sobre os custos das viagens dos alunos que deixariam de frequentar a nossa e cheguei à conclusão de que em 5 anos a nova escola estaria paga com essa poupança. E a nova escola fez-se e depois outras. Pois!
Com tanto expert nos gabinetes da Parque Escolar, não serão capazes de fazer as mesmas contas? Eu sei que sim, mas que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque há 3 anos, em conversa com um dirigente da PE, quando eu lhe disse que a ampliação de uma escola (concreta) custava mais do que fazer uma escola de raiz, a resposta dele foi: “Pois fica!”
Pois fica!
Daqui a pouco, mais vale dizer quantas escolas vão ficar a funcionar…

2 comentários:

  1. E quando é que o país fecha? Isto é gritante!!!! Mas onde diabo se escondeu o Socialismo????

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Este rigor de gestão do parque escolar, que pensa que são 400 escolas e afinal são mais de 600 diz tudo.

    ResponderEliminar