(per)Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

O CURRÍCULO já foi ao ar! Agora só falta a ADD…

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) entregou à ministra da Educação um documento em que exige a "suspensão imediata" do processo de avaliação a decorrer nas escolas.
Além da carta aberta, foi entregue a Isabel Alçada "um conjunto de documentos de 32 escolas de toda a região", exigindo "a suspensão imediata do atual modelo de avaliação de desempenho" e a negociação de "outro modelo que seja exequível nas escolas".
O sindicato lembra "o que foram as suas declarações acerca da necessidade de revisão das regras dos horários de trabalho dos professores e educadores, defendendo uma cada vez maior recentragem nas questões fundamentais do exercício profissional docente".

 “A avaliação do desempenho, neste momento, está a decorrer em 100% das escolas, o modelo vai vigorar durante o tempo que está previsto e os procedimentos serão feitos de acordo com o que está previsto”, disse a ministra no final de 2 reuniões de trabalho com diretores de escolas e agrupamentos.
De acordo com Isabel Alçada, “o processo de avaliação é muito importante para a credibilidade do sistema educativo”.
Sobre esta ADD, que só mudou para pior, relativamente ao mandato de MLR, a ir até ao fim, de que há sérias dúvidas, resultará em resultados que classificarão os professores como Muito Bons (em média), apesar de quase todos (inclusive o ME) considerarem os resultados da Educação como maus.
Se assim for, será mais uma prova de que o modelo é uma farsa, sem outro objetivo que não seja de travar a progressão na Carreira da maioria dos professores, a poupança de uns tostões e comprometer o futuro dos nossos jovens.
Vamos esperar para confirmar, embora os especialistas e o ME já saibam isto, quando o planearam.
E se não fossem as cotas, íamos ter uma maioria (relativamente) Excelente…
A ministra da Educação considerou ilegal a proposta da oposição de suspender o decreto-lei que introduz alterações curriculares no ensino básico.
"Se estas medidas fossem suspensas, haveria em 2011 um acréscimo da despesa de cerca de 43 milhões de euros e um acréscimo de despesa de 120 milhões de euros em 2012", disse Isabel Alçada em conferência de imprensa, explicando que este aumento no Orçamento vai "contra o disposto na Constituição".
De acordo com a ministra, a Constituição "é muito clara", uma vez que deputados e grupos parlamentares não podem apresentar propostas que representem um acréscimo da despesa.
A assessora do ministro da Presidência interrompeu ontem a ministra da Educação no final da conferência de imprensa no Conselho de Ministros, justificando a interrupção com as 3 perguntas combinadas com os jornalistas presentes.
Isabel Alçada abandonou a sala com um sorriso, evitando assim responder à comunicação social.
Em causa estava a reforma curricular do Ensino Básico, que para a oposição e sindicatos de professores está a ser feita à pressa e sem qualquer fundamento pedagógico. A proposta de PSD, BE e PCP, a requerer a cessação da vigência do decreto-lei que introduz alterações curriculares no Ensino Básico, foi votada hoje no Parlamento. Para ser aprovada bastava a abstenção do CDS-PP, que já anunciou a viabilização da proposta.
O único comentário a fazer, é que acaba de ser APROVADA a cessação de vigência do Decreto-Lei para as alterações curriculares no Ensino Básico!
Oposição aprova cessação de vigência das alterações curriculares ao Ensino Básico determinadas pelo Governo

Sem comentários:

Enviar um comentário