(per)Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2011

As TIC, o Cérebro humano, o Sono e o Bem estar

Segundo uma nova pesquisa, se fosse possível colocar todos os dados do mundo em CDs e empilhá-los, a pilha se estenderia da Terra para além da lua, dados e conclusões descobertos por Martin Hilbert e Priscila López, que assumiram a difícil tarefa de descobrir quanta informação está lá fora, e como o seu armazenamento mudou com o tempo.
Toda a infra-estrutura tecnológica do mundo tem uma capacidade incrível de armazenar e processar informações, que alcançou 295 exabytes em 2007 (um número com 20 zeros), um reflexo da transição mundial quase completa para a era digital.
Em 2007, todos os computadores de uso geral no mundo computavam 6,4 x 1018 instruções por segundo. Segundo os pesquisadores fazer isso à mão levaria 2.200 vezes o período desde o Big Bang.
A evolução é clara: em 1986, primeiro ano examinado pela dupla, 41% de todas as computações eram feitas por calculadoras. Em 2000, os computadores pessoais estavam a fazer 86% da computação. Até 2007, hardwares de videogames estavam a fazer 25% das computações. No geral, consolas de jogos tem mais poder de computação do que os supercomputadores do mundo.
Porém, eis uma informação que não tem comparação: no grande esquema de informação, estes números que parecem gigantes são apenas um “pontinho”. Eles são ainda menores do que o número de bits armazenados em todas as moléculas de DNA de um ser humano adulto solteiro.
Por exemplo, as 6,4 x 1018 instruções por segundo que a humanidade realizou em computadores de uso geral em 2007 estão na mesma área que a estimativa do número máximo de impulsos nervosos executados pelo cérebro humano num segundo. Quem precisa de computador? [POPSCI]
Pelos vistos, a maioria precisa, com consequências…
Segundo um inquérito conduzido pela Associação Nacional para o Sono dos EUA, praticamente 95% dos inquiridos admitiu usar algum tipo de dispositivo electrónico na hora imediatamente antes de ir para a cama (o que inclui a televisão, computadores, telemóveis e consolas). Cerca de 2/3 admitiu que não dorme tanto quanto devia – e os responsáveis dizem haver uma ligação entre a falta de sono e o uso de electrónica.
Por um lado, a luz dos ecrãs fomenta um estado de alerta, ao inibir a produção de melatonina, uma hormona que ajuda a regular os ciclos biológicos e que induz sono. A melatonina é produzida em condições de pouca luminosidade, por outro lado, os aparelhos simplesmente ocupam horas em que as pessoas poderiam estar a dormir.
Mais de 33% dos adolescentes entre os 13 e os 18 anos, e 28% dos adultos entre os 18 e os 29, afirmou jogar videojogos antes de se deitar e 61% de todos os inquiridos disseram usar o computador pelo menos algumas noites por semana.
A utilização destes aparelhos “pode ter consequências graves para a saúde física, o desenvolvimento cognitivo e outros indicadores do bem-estar” dos jovens, alerta Lauren Hale, do Centro Médico da Universidade de Stony Brook.
Os investigadores suspeitam que os computadores, os smartphones e outros jogos vídeo são mais estimulantes do que a televisão, que induz um visionamento passivo, e que podem perturbar mais o sono.
As pessoas com défice de repouso por causa dos seus aparelhos têm tendência a recorrer ao café e à sesta para lutar contra a fadiga, segundo a sondagem, com uma margem de erro de mais ou menos 2,5 pontos.

2 comentários:

  1. ai...Miguel. o que nos dá cabo do sono é esta porcaria da crise que se arraste, arrasta, arrasta.

    ResponderEliminar
  2. Ema
    Não será por não dormirem, que os governantes não acertam com as soluções? Ou serão os TIQues de certas castas?

    ResponderEliminar