(per)Seguidores

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Usurpando Poderes e Direitos, matando as Soberanias

O poder germânico sobre a União Europeia está a criar uma cisão entre os chefes de Estado europeus. Por imposição da Alemanha, a verba do fundo de resgate europeu pode ser reforçada e flexibilizado o seu acesso, mas só se as economias europeias aceitarem reformas fiscais, sociais e económicas ao estilo alemão. O aumento da idade da reforma para os 67 anos e a moderação salarial estão em cima da mesa.
Há já cinco países que decidiram fazer frente ao eixo franco-alemão: Bélgica e Luxemburgo, que rejeitam uma intromissão nas suas regras nacionais, Espanha, que se mostrou cautelosa com a medida, Áustria, que rejeita que os “vizinhos” decidam a idade de reforma dos seus cidadãos, e a Irlanda, que garantiu que se trata de uma matéria intocável e "sagrada"’. José Sócrates não manifestou qualquer oposição ao plano alemão e considerou histórica a decisão de maior integração económica.
Haja alguém, em Portugal, que tenha a lucidez de contrariar a vontade de domínio sobre a UE, concretamente uma senhora musculada e um baixinho de tacão alto. Que mandem nas quintas deles onde são capatazes, por terem sido eleitos pelos seus “trabalhadores” e nem o foram por maioria.
Esperemos que os restantes Partidos tenham a mesma postura do BE, porque isto não tem nada de esquerda, nem de direita, tem a ver com o slogan, que funcionou aqui (após o 25 de Abril) e funciona hoje nos países do norte de África: Pão, Paz, habitação, Saúde, Educação (que por acaso era do PSD de Sá Carneiro)…
O líder do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que o partido "opõe-se determinantemente ao aumento da idade da reforma" e criticou o fato de os principais bancos portugueses pagarem menos de imposto do que uma mercearia.
"O BE voltará a apresentar o combate por regras que obriguem os bancos a pagar o mesmo imposto que qualquer mercearia paga de forma que as provisões não possam ser usadas como instrumento de fuga legal aos impostos e de evitar pagar o que resulta dos lucros", disse Francisco Louçã no final da reunião da Mesa Nacional do partido. "Não permitiremos esta gigantesca fraude pública", frisou.
Francisco Louçã disse querer chamar a atenção para "uma enorme mentira imposta aos portugueses" quando é dito que "a redução dos salários e do abono de família, o aumento dos impostos e das dificuldades é distribuir o sacrifício por todos".
"Ontem foi conhecido o resultado dos principais bancos portugueses. E os 3 bancos têm resultados de 997.000.000 € e pagam 3% de impostos, metade do que pagaram no ano passado. Dois deles, juntam 500.000.000 € de lucros, mas realizam um crédito fiscal a pretexto de terem conseguido planeamento fiscal eficiente", disse.
Na conferência de imprensa, Francisco Louçã criticou ainda a intenção de aumentar a idade da reforma para os 67 anos, uma política que diz estar a ser defendida pela chanceler alemã. "O Bloco de Esquerda opõe-se determinantemente ao aumento da idade da reforma", disse.

4 comentários:

  1. Com que então o senhor engenheiro não se opõe ao plano alemão? Olha que novidade surpreendente...E D. Sebastião que não chega...

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    D. Sebastião deve andar por África, do outro lado de onde desapareceu.

    ResponderEliminar
  3. este par mal-amanhado devia ter, assim, um encontro do 3º grau com uma nave de ET'S que os levasse para para material de estudo.

    espero bem que os outros partidos acabem por tomar uma posição idêntica à do BE. podem mudar o discurso (para não se sentirem mal) mas que o objectivo seja igual.

    ResponderEliminar
  4. Ema
    Tenhamos fé!
    Mas a Sra. Merkel impõe respeito! O baixinho se não obedece...

    ResponderEliminar