(per)Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Armados em fortes, com medo dos fracos

Os residentes de bairros mais abastados e seguros de Washington têm registado bastante mais armas do que as populações de áreas pobres e marcadas pelo crime, desde que o Supremo Tribunal dos EUA acabou com a proibição de armas de mão no distrito da capital federal, há dois anos e meio.
Segundo o Washington Post, desde Junho de 2008 foram registadas na polícia distrital mais de 1.400 armas, cerca de 300 por residentes em bairros do noroeste da cidade, com menos crime e elevados padrões de vida, como Georgetown, Palisades e Chevy Chase.
Em contraste, apenas 240 armas foram registadas por residentes dos bairros a leste do rio Anacostia, onde há mais de 52.000 residências, muitas delas em zonas marcadas pela pobreza e pela violência ligada ao tráfico de droga.
Apesar de viverem em zonas mais seguras e de o crime estar nos níveis mais baixos de sempre, os residentes economicamente mais favorecidos de Washington continuam a sentir-se "inseguros" e com necessidade "de estarem preparados".
Numa primeira leitura, até parece que é notícia, porque é como se fosse o homem a morder o cão. Lendo mais devagar, conclui-se que há bastante mais armas REGISTADAS pelos ricos e seguros do que pelos pobres e marginais… É claro que os pobres e inseguros não vão registar as armas, caso contrário estariam a meter-se na boca do lobo.
Curiosamente, aquando da campanha para a proibição de armas no Brasil, um dos argumentos fortes dos que eram a favor dessa proibição, era que as armas usadas pelos marginais, na sua grande maioria eram roubadas aos que as tinham legalizadas.
Pelo menos ficam avisados dos riscos que correm…

Sem comentários:

Enviar um comentário