(per)Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A liberdade de expressão não passará por aqui?

David Dinis, editor de Política do jornal Diário de Notícias, demitiu-se do cargo em janeiro em litígio com o diretor do diário, João Marcelino, que impediu a publicação de uma notícia sobre o fato da operadora de telecomunicações TMN ter destruído parte dos dados de tráfego telefónico de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP), de Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT) e de Paulo Penedos (ex-assessor da PT), no âmbito do processo Face Oculta.
A notícia estava pronta há algum tempo, mas João Marcelino não autorizou a sua publicação, tendo entretanto o Correio da Manhã e o Sol acabado por a publicar.
Justifica-se, porque afinal o processo tem uma “face oculta”…
Ministério da Justiça responsabiliza TMN por destruição de registos do Face Oculta
O diretor de informação da SIC afirmou hoje que os dados da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o pluralismo político na televisão originam um “conflito de interesses” entre o poder da regulação e a actividade jornalística.
Admitindo que não aceita os critérios da ERC, Alcides Vieira sublinhou que os dados de presença política indicados pelo regulador são “meramente estatísticos” e podem inclusivamente ser “condicionadores da actividade jornalística” e gerar uma indesejável “uniformidade de oferta” noticiosa e uma “auto-censura dos próprios jornalistas”.
Pois, os conflitos de interesses levam, não só à auto-censura dos jornalistas e como se vê, pode levar à censura de jornalistas por outros jornalistas…
À liberdade de expressão contrapõe-se o direito à informação livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário