(per)Seguidores

sábado, 8 de janeiro de 2011

A verdadeira CARICATURA do nosso Estado

O DN iniciou a 7 de Janeiro uma série de trabalhos de investigação. Hoje conheça aquilo que foi ontem publicado na edição impressa: as entidades financiadas pelo Orçamento que escapam ao controlo do Tribunal de Contas. Veja aqui os trabalhos:
por João Cristóvão Baptista, Rui Pedro Antunes e Sónia Simões
Tribunal de Contas só recebeu a contabilidade de 1724 organismos e fiscalizou apenas 418. Isto num universo de 13 740 entidades, entre administrações central, local e regional, empresas, institutos e fundações que estão sob sua jurisdição e que consomem metade do PIB.
por Rui Pedro Antunes com S.S.
Desde que rebentou a crise em 2008, já foram criadas 88 fundações em Portugal, num total de 639. Especialista acredita que algumas não são criadas pelas razões "mais idóneas" e chama-lhes 'Fundações, SA'.
por Rui Marques Simões
28 milhões de euros em publicidade, 15 milhões em viagens, 600 mil euros em concertos de Tony Carreira e 82 mil em flores para a residência de José Sócrates: são só alguns exemplos dos contratos de ajuste directo feitos pela administração pública, desde 2008. A lista é longa e vai de esculturas milionárias a tapetes de Arraiolos.
Uma década perdida por causa do "monstro"
por João Cristóvão Baptista
Portugal foi um dos países do mundo em que o PIB menos cresceu nos últimos dez anos. A Comissão Europeia aponta o tamanho da máquina estatal como um dos factores de atraso.

2 comentários:

  1. Nada disto é novidade para nós, mas sempre que vemos o preto no branco parece que lavamos um murro no estômago. Apetece mesmo é não votar em ninguém.Ando às avessas com os políticos.

    ResponderEliminar