(per)Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um ensaio sobre a (minha) miopia…

E por falar em mexilhão, mesmo que nada esteja relacionado com as mais medidas de austeridade e sejam prematuramente consideradas presumivelmente inconstitucionais, nada nos impede de fazer um exercício/ensaio de “colar cacos”, na tentativa de prever a “reconstrução” dos pilares da uma nova sociedade, que no dia a dia nos vão desenhando…
Qualquer ligação com a política é mesmo virtualidade
Um Jovem esfaqueou o pai e a mãe chamou a Polícia, transtornado pelo uso e abuso de aditivos, julgando-se inimputável, mesmo ferindo quem lhe deu a vida e poderia ser o seu apoio nas horas negras que o futuro lhe poderá reservar. Não consta que se tenha justificado nas redes sociais, porque, seguramente, não convenceria ninguém.
Reação tão violenta não teve uma Mulher que vive sem luz nem água há 6 meses numa cave, provavelmente porque sabe que dentro em breve muitos mais portugueses terão as mesmas condições e só nessa altura se poderá juntar aos sacrificados e protestar contra aquilo a que se chama “Direitos Humanos”, coisa do Século XVIII e hipotecada hoje e para o futuro, pelo bem estar de apenas alguns seres humanos. E estas previsões tem como base mais uma “decisão” de que Quem recebe salário mínimo perderá 33 euros e terá de esperar um ano pelo acerto, passando a maior parte desta redução (18,86 euros) para o patrão, apesar de ser prematuro concluir que tal se concretizará, por não passar de uma hipótese de “trabalho” para os que trabalham mesmo e não ganha(va)m para a subsistência, muito menos com o mínimo de dignidade.
E para piorar as coisas e juntar mais as pessoas na luta por objetivos de vida mais digna e a ter direito a uma reforma conforme os respetivos descontos, os Portugueses vão pagar mais à Segurança Social que os alemães, sem que usufruam ou venham a “gozar” das mesmas regalias.
E pelos vistos, o SNS vai passar para o ministério da Justiça, tendo-se feito já uma primeira experiência, pelo que um Juiz mandou 63 arguidos ao dentista, que deverão ser atendidos de imediato, acabando-se assim com as bichas de espera. Haja notícias boas, pelo menos para o filho que esfaqueou o pai, que já poderá beneficiar da medida.
Qualquer ligação com a política é mesmo realidade
Passando agora para as mais medidas de austeridade e apesar de estar o PSD “perplexo” com debate “prematuro” sobre constitucionalidade do Orçamento (acho que é só o Carlos Abreu Amorim), ficamos ainda mais assustados quando Marcelo Rebelo de Sousa (do PSD) nos vem dizer que “Passos Coelho é um primeiro-ministro impreparado”, o que já sabíamos e por isso lhe damos razão, apesar da “gafe” de há semanas, que lavava a responsabilidade de PPC no 1º corte do subsídio de Natal… Redimiu-se!
Entretanto, um dos ideólogos do CDS-PP e seu antigo ministro tem a coragem (considero-o intelectualmente honesto) de contrariar os dirigentes do seu partido (mais novos e mais ambiciosos) afirmando que o Aumento da contribuição social é um verdadeiro imposto, diz Bagão Félix, mesmo que não denuncie a apropriação pelos patrões de 5,75% dos salários dos seus trabalhadores, que lhes é concedido e não imposto, independentemente de ser ou não um imposto…
E como se na prática, o “nome da laranja” tivesse alguma importância, o PSD rejeita que novas medidas sejam imposto, embora o seu líder parlamentar reconheça que serão um maior encargo para os trabalhadores. Ora bolas!
Finalmente, preto no branco, sentencia Bagão Félix: "Foi dada a machadada final no regime previdencial", ou seja no Estado (Social)!
Enquanto se vai contestando e constatando o fio condutor destas medidas (políticas) tenhamos a esperança de o PS sair do “pelotão de execução”, votando contra o OE2013, peça a sua inconstitucionalidade e pela primeira vez, testemunhemos a coerência do PR, enviando o Orçamento ao Tribunal Constitucional, para se acabar, de vez, com o presumível…
Falo como pai, avô, reformado, mas sobretudo como cidadão e português obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário