(per)Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

5ª avaliação da ação governativa pela troika: “Péssima”

O Governo apresentou as conclusões da 5ª avaliação da 'troika' ao programa de ajustamento económico português, onde se destaca o alargar do prazo para o cumprimento das metas do défice.
Eis as principais conclusões retiradas da conferência (não da avaliação) de imprensa de hoje do ministro das Finanças, Vítor Gaspar:
- O Estado só vai ter de reduzir o défice para menos de 3% em 2014, após acordar com a 'troika' um adiamento das metas estipuladas, mas esta mudança "não implica qualquer alteração no pacote financeiro do programa", ou seja, não haverá mais dinheiro desembolsado para Portugal.
Avaliação: O “Tio Gaspar” não foi capaz de cumprir os objetivos que disse que era capaz com as medidas impostas e a troika deu-lhe uma 2ª oportunidade, sem castigo nem multa para ele, que depressa transferiu para os cidadãos, como acontece com os irresponsáveis.
Mas se as medidas apresentadas são as mesmas da 1ª oportunidade, que deram o que deram, e em maior dose, os resultados serão piores, na razão direta do grau do confisco.
- Os limites quantitativos para o défice passam para 5,0% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.
Avaliação: Como o “bom aluno”, “Tio Gaspar”, teve um deslize, com origem no stresse dos exames, a troika, compreensiva, baixou-lhe as metas e até como “recompensa” acertou o calendário com as eleições legislativas, porque eles não se lixam para a democracia (ah!,ah!.ah!).
Mas se no 1º ano o défice não foi conseguido e piorou, com piores medidas só pode piorar para o ano que vem e para o outro… Quem é incompetente? O “Tio Gaspar” ou a troika? Se não são capazes de prever a 3 meses, como querem mostrar sabedoria bastante para prever a 3 anos? Burros somos nós!
- O Governo prevê agora uma recessão de 1% em 2013, depois de, em previsões anteriores, o Executivo ter antecipado uma ligeira retoma de 0,3% para o próximo ano.
Avaliação: Como o governo navega à vista (se tem dados não tem estudos) e os troikanos não são de cá e “ambos os dois” já deram provas (tantas quantas as avaliações) de que as previsões são de cartomancia, não podem penalizar o “Tio Gaspar”  pelo seu “otimismo”, por cumplicidade.
Como todos sabemos que é tudo a brincar (com pessoas sérias) e para preencher um campo obrigatório dos relatórios “científicos”, qualquer número serve e “Tio Gaspar” tem lata para impressionar os troikanos e pressionar os concidadãos.
- O Governo vai reduzir de forma significativa o número de escalões de IRS já no próximo ano, mantendo-se a taxa mais elevada de 46,5%, a que acresce a sobretaxa extraordinária de solidariedade de 2,5% acima do valor que excede o escalão.
Avaliação: Em vez de classificar com negativa (muito baixa) a prova prática do “Tio Gaspar”, a troika assobiou para o lado, para não o apanhar a consultar o “DOUTOR Relvas” e o “Pai Passos”, que consultavam o Manual das soluções, da autoria do DOUTOR, mas que o Pai não decorou.
Dadas as limitações dos 2 marretas (o “DOUTOR Relvas” e o “Pai Passos”), que não veem outro método “político” da sua própria sobrevivência que não seja o do carteirista, bufaram ao Gaspar mais um saque, que ele colocou, por acaso, no IRS.
- As pensões vão sofrer no próximo ano um corte entre 3,5% e 10%, acima dos 1.500 euros de forma progressiva, tal como já sofrem os vencimentos dos funcionários públicos.
Avaliação: Nesta altura, os troikanos foram ao W.C. e o “DOUTOR Relvas” e o “Pai Passos”, de malandragem, sopraram ao ouvido do “Tio Gaspar”: “os bolsos dos velhos, tio, dos velhos, que eles nem tem força para uma bengalada!” Quando voltaram os troikanos, aliviados e depois de sacudidas as ideias, nem repararam na resposta e deixaram passar, a solução.
Como estes contabilistas não veem outra coisa que não sejam números e não sabem sequer ler o BI dos cidadãos, muito menos sabem (ou não se lembraram) conferir as folhas de descontos, atiraram a torto e “à direita”, antes que os velhos morram e deixem herdeiros.
- Os trabalhadores independentes, vulgarmente conhecidos como trabalhadores a recibos verdes, vão ver a contribuição para a Segurança Social aumentar em 1,1%, de 29,6% para 30,7%.
Avaliação: O “Tio Gaspar”, enganou os troikanos, convencendo-os de que além de Portugal já ter inventado a “Via Verde”, ele (mas foi o Sócrates) também tinha inventado os “Recibos Verdes”, que servia para responsabilizar os jovens pelo mau ambiente que criam com manifestações (poucas e pacíficas) contra ele e os seus pares do governo e até contra os troikanos (que não tem culpa nenhuma pelo Plano de Recuperação), pelo que tinham que aumentar o valor da multa. Como os troikanos são ecologistas (foram ao W.C. e não à horta) e ainda sob o efeito do alívio (fisiológico) deram nota positiva por esta medida, só por ser “verde”, embora gostem mais do maduro.
Os “Verdes” ficaram vermelhos, quando souberam do logro em que caíram os troikanos, barafustaram, mas a prova já estava corrigida e não havia direito a pedido de revisão. Os “Vermelhos” ficaram piores do que “Os Verdes”, todos solidários com os jovens, embora convencidos de que o “Tio Gaspar” tinha enganado os troikanos com as fugas ao fisco de gente do Sporting, só por ser verde.
- O Conselho de Ministros de quinta-feira apresentará a decisão do Governo sobre as fundações a extinguir e as que continuarão a receber apoio financeiro do Estado, seja em igual valor ou com uma revisão em baixa do mesmo.
Avaliação: Os troikanos informaram o “Tio Gaspar” de que esta pergunta podia ficar em branco, porque era uma rasteira para por à prova as verdadeiras e reais intenções do governo e se respondessem a esta questão chumbariam redondamente, passaram ao nível seguinte.
O “Tio Gaspar”, que tinha conhecimento prévio da prova de exame através dos Serviços Secretos, que mandaram um SMS ao “DOUTOR Relvas” e que o “Pai Passos” considerou uma não-sacanice, porque a “chulice” não é crime e até poderá ser legalizada e quanto mais tarde e menos explícita melhor (para eles e amigos).
- Haverá um aumento da tributação de imóveis considerados de elevado valor, que será sentido em todos aqueles cujo valor seja igual ou superior a 1.000.000 de euros.
Avaliação: Ver comentário anterior.
Nesta área, quanto mais tarde e menos explícita melhor (para eles e amigos).
- Também os detentores de bens de luxo como barcos, aeronaves e carros de alta cilindrada, sofrerão um agravamento dos impostos.
Avaliação: Ver comentário anterior.
Nesta área, quanto mais tarde e menos explícita melhor (para eles e amigos).
- O Governo vai aumentar ainda este ano para 26,5% as taxas liberatórias, que incidem sobre dividendos, mais-valias mobiliárias e 'royalties'.
Avaliação: Ver comentário anterior.
Nesta área, quanto mais tarde e menos explícita melhor (para eles e amigos).
- Será acelerada a redução de funcionários no próximo ano, sendo o principal alvo os trabalhadores com contratos a prazo que trabalhem para o Estado. São também admitidas pelo Governo rescisões por mútuo acordo com funcionários.
Avaliação: Falou-se em Funcionários Públicos e trabalhadores? Toca a acelerar, cortar e despedir (apesar de dizerem que os FP tem mais segurança de emprego que os privados). Os troikanos sobrevalorizam bastante a celeridade e a eficácia, desde que seja a favor do enfraquecimento do Estado.
Mas atenção, que sendo o Estado, uma pessoa de bem, mesmo com este governo, a justiça prevalecerá mesmo para os mais pequeninos, usando-se as rescisões por “mútuo acordo” com os funcionários, pois para isso rebaixaram drasticamente os valores da indemnização.
- Para o IVA, o Governo não prevê alterações.
Avaliação: Como o recorde é deste governo, mexer no assunto não trazia valor acrescentado à demonstração de (in)competência para o “Tio Gaspar”.
Porque o recorde pertencia ao examinando, entende-se que não tenha sequer pensado nisto.
- Será alargado o programa de privatizações de empresas públicas.
Avaliação: Como a venda dos nossos bens tem andado devagar e mal (parece que os das 3 gargantas ainda não pagaram) e a RTP (que o “DOUTOR Relvas” maquinou para distrair o povo deste desastre governativo), o “Tio Gaspar” vai ter que vender mais propriedades para pagar o (mau) trabalho dos troikanos, pelo que respondeu a esta questão com letra maiúscula: “SIM MEUS AMOS!”, batendo-se por uma boa classificação neste item, para compensar as burricadas, que até os avaliadores toparam e delas lavaram as mãos e na Páscoa até os pés lavarão, mas os deles.
Como já nos levaram quase todos os anéis, quase todos os dedos, agora querem a herança toda. A continuar a desgraça do desempenho do “Tio Gaspar”, mesmo com a ajuda inestimável do “DOUTOR Relvas” qualquer dia querem contar os corpos mortos em combate e os respetivos despojos. Os porcos comem tudo, não são só os vampiros.
- Vítor Gaspar reiterou hoje que a redução no vencimento anual da função pública é “temporária”.
Avaliação: Esta questão não faz parte da prova de aferição, que o “Tio Gaspar” trouxe à baila, para enganar o cego, não perder uma oportunidade de mentir (é compulsivo), mas sobretudo PARA ENGANAR O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, que lhe dará a resposta devida sobre as condições da dívida.
O “Tio Gaspar” é “mula”, mas os juízes não são “camelos”!
- O objectivo de Portugal regressar aos mercados em Setembro de 2013 permanece válido, disse Vítor Gaspar.
Graças a Deus que o homem reconheceu o fracasso e põe a hipótese de se ir embora, ele e os mais 40 e mesmo assim…
Por favor, calem o “DOUTOR Relvas”!

Sem comentários:

Enviar um comentário