(per)Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

Somos intelectualmente pobres, mas nem tanto!

Espaço aberto ao público para albergar exposições
A EDP quer introduzir “contribuições simbólicas” nas facturas de electricidade para apoiar projectos de cariz social. O valor seria de “cerca de 50 cêntimos por mês”, apenas para os clientes que aceitarem dar essa contribuição, explicou o presidente da empresa, António Mexia.
Por enquanto, a EDP racionaliza os lucros recorde que obteve em 2010 - 1.079 milhões de euros, mais 5% do que no ano anterior - entre cortes e investimentos.
A EDP vai investir 19 milhões de euros para reabilitar as antigas fábricas coladas ao museu da electricidade e transformá-las num novo centro cultural, espaço que vai obrigar a um investimento de 6 milhões de euros por ano, até 2014, totalmente assegurados pela eléctrica.
Além deste investimento, a EDP prepara-se para construir nova sede em Lisboa, na Avenida 24 de Julho, e um segundo edifício em Cabo Ruivo. Mas a EDP não fica por aqui: vai inaugurar ainda o Museu EDP no Porto, constituído por dois edifícios, onde “serão empregadas 1.000 pessoas que trabalharão em open space.
Cortes de um lado, investimento do outro: em cultura e mecenato, a EDP prepara-se para investir mais 17% do que em 2010 para a Fundação EDP, liderada por Sérgio Figueiredo. No total são 14 milhões de euros já garantidos para este ano.
A Fundação aposta na área da cultura e do mecenato, com 10 projectos-chave centrados em Portugal, África e América Latina. É para estes projectos que a EDP “gostaria da contribuição de todos os que puderam ajudar”, nas palavras de António Mexia.
Espera aí!
Em 2010 a EDP teve lucros recorde no valor de1.079 milhões de euros, mais 5% do que no ano anterior;
Em 2011 o preço da eletricidade subiu 3,8%, enquanto os salários dos Funcionários Públicos foram cortados em 5%, em média;
O Governo criou uma tarifa social para reduzir a fatura mensal de electricidade para apoiar famílias carenciadas, que corresponde a um desconto máximo de 0,80 €;
A EDP vai investir 19 milhões de euros para um novo centro cultural;
A EDP vai construir dois novos edifícios e inaugurar um terceiro;
A EDP tem uma Fundação, para a qual vai destinar este ano 14 milhões de euros, abrangidos pela lei do Mecenato;
A Fundação tem 10 projectos em Portugal, África e América Latina e é para estes projectos que a EDP quer que, quem puder ajudar, contribua com 50 cêntimos por mês;
Na fatura mensal Já pagamos uma taxa de 42% para “Custos de Interesse Geral”.
Espera aí! Não é a EDP que pode e tem que contribuir, sozinha, para os seus projetos sociais e culturais, que foi para isso que criou a Fundação EDP?
Pronto! A EDP já tem o dinheiro de que precisa e sabe onde está.

2 comentários: