(per)Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Está provado! A Energia Nuclear é muito barata!

Menos de um mês depois do terramoto, as vítimas afectadas pela radioactividade da central de Fukushima começam a receber indemnizações, cerca de 200 mil euros para cada uma das 10 cidades que tiveram de ser evacuadas.
Entretanto, na central nuclear continuam os trabalhos. Está a ser lançada no mar água radioactiva acumulada num dos tanques de arrefecimento de um dos reactores, um procedimento que os especialistas consideram um mal menor. O objectivo é facilitar a reparação dos circuitos de arrefecimento e evitar uma catástrofe nuclear pior do que a de Chernobyl.
O nível de iodo radioactivo nas águas marinhas próximas da central nuclear de Fukushima é já 5.000.000 de vezes superior ao limite legal, segundo informação da TEPCO, concessionária da central.
Repare-se neste escândalo: 200 mil euros para cada uma das 10 cidades que tiveram de ser evacuadas, o que dá um total de 2 milhões de euros.
A TEPCO vai à bancarrota! Só não se sabe se esta incalculável despesa para as indemnizações cobre as mortes e de quanto “beneficiará” cada vítima…
Realmente, a Energia Nuclear é muito mais barata, porque a vida humana, para os seus defensores, não tem preço...
E continuando com os sinais desta insensibilidade, para os especialistas a água radioactiva lançada no mar é um mal menor, assim como o nível de iodo radioactivo nas águas marinhas próximas da central nuclear ser já 5.000.000 de vezes (10.000.000 era engano) superior ao limite legal.
Efeitos da radiação nuclear no organismo humano


Radiação nuclear

5 comentários:

  1. Este tema do nuclear vai dar muito que falar no futuro.

    A ocorrência de acidentes nestas centrais tem efeitos altamente catastróficos e há ainda outras questões, como o fim a dar aos resíduos... E não se pense que Portugal está livre deste flagelo, pois a existência de uma central Espanhola junto à fronteira faz-nos ser "vizinhos da catástrofe".

    Por outro lado, há que procurar alternativas para estas centrais, no que à produção de electricidade diz respeito.

    As energias renováveis, devido ao carácter aleatório da sua ocorrência, ainda não conseguirão suprir as necessidades (é a minha opinião).

    Quanto à produção através de centrais termoeléctricas são uma alternativa muito penosa para o planeta, devido à alta emissão de Gases Efeito de Estufa. Ainda por cima, ao utilizarem combustíveis fósseis, poderão contribuir para maiores escaladas na subida dos preços da matéria-prima.

    Estou certo que estes temas vão dar muito que falar nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio
    Já publiquei 4 ou 5 posts, em que essas matérias estão expostas.
    Chamo-te a atenção para a forma cínica como abordo os vários temas, como é o caso do título deste.

    ResponderEliminar