(per)Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

Currículo: Formação Cívica, ou Serviço Cívico?

Ajudar quem mais precisa é o objetivo da “loja social” criada em Dezembro de 2010 pelo Agrupamento de Samora Correia, concelho de Benavente. O novo projecto visa recolher junto dos encarregados de educação, cidadãos, instituições e empresas do concelho artigos que possam ajudar os jovens alunos e as famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.
Actualmente, dos 1.702 alunos do agrupamento de escolas de Samora Correia, mais de 600 beneficia de apoio da Segurança Social. “O que pretendemos é facultar vestuário, calçado, roupa de cama, mobiliário e comida. A comida é mais difícil e pedimos um parecer à ASAE para saber se os interessados poderão ir aos restaurantes buscar directamente a comida. Esse parecer ainda não veio e por enquanto esse é apenas um objectivo para o futuro. Mas já temos restaurantes que nos manifestaram a vontade de receber as pessoas sem que ninguém saiba se estão a pagar ou não. Ainda existe muita pobreza envergonhada”, lamenta Dora Morgado, subdirectora do estabelecimento de ensino.
A responsável refere que a ideia para o projecto social surgiu na sequência do aumento dos pedidos de ajuda por parte dos alunos e dos pais. “Noto que as pessoas precisam destes bens, mas precisam essencialmente de comida. Há fome. Muitas vezes vem ter connosco e dizem que a única refeição que os filhos têm é o que comem na escola. É aflitivo, às vezes nem dizem. Os miúdos vão para as aulas e depois começam a sentir-se mal por não terem tomado um pequeno-almoço”, lamenta a responsável.
Actualmente a loja social já tem vários produtos guardados para entrega, mas são precisos voluntários para inventariar tudo o que existe.
A escola está disponível para receber todas as doações que a população queira fazer, “Contudo os bens que angariamos na loja social destinam-se apenas a ajudar os nossos alunos e as suas famílias, algumas com situações já sinalizadas pelos serviços sociais”. Os interessados em receber apoio só têm de se dirigir aos directores de turma e preencher um formulário nos serviços da escola.
Os responsáveis garantem que não têm como objectivo “entrar em projectos megalómanos” e garantem que a loja social vai funcionar “enquanto existir gente disponível para ajudar”.
Mais um projeto que responde à solidariedade social, numa ESCOLA que tem como objetivo EDUCAR e não haverá melhor educação do que a insere o aluno na sociedade a que pertence, consciente dos problemas e virtudes do país que lhes deu o berço.
Mas qualquer coisa deve estar a falhar no projeto para faltarem voluntários que lhe dê corpo, sobretudo no Ano Europeu do Voluntariado.
E cá está uma ideia para a alteração do Currículo do Ensino Básico, substituindo a Formação Cívica, por Serviço Cívico, enquadrando todos os alunos na ideia do voluntariado e pondo em prática essas preocupações emergentes, em parceria com a restante Sociedade Civil…
Parabéns ao Agrupamento de Samora Correia e que haja muitas mais a segui-lo.
A LOJA SOCIAL é um projecto de Intervenção e apoio social do Agrupamento de Escolas de Samora Correia que, através de uma rede de parcerias locais entre cidadãos, instituições e empresas solidárias, juntamente com o Banco de Voluntariado constituído nesta comunidade escolar, pretende promover melhores condições de vida aos alunos cujas famílias se encontrem, no momento, em situação de maior vulnerabilidade social.
Este é um Projecto que visa: potenciar a criação de respostas mais adequadas aos actuais problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes; contribuir para a integração dos alunos, suas famílias e comunidade; e estimular a sua participação activa.
A Loja Social destina-se a todos os alunos e suas famílias que frequentem as Escolas do Agrupamento e que por situações pontuais de vida não possam custear certos bens materiais, tais como alimentação, vestuário, calçado, livros, material escolar e outros.
A Loja Social funcionará a partir da Escola Básica 2,3 de Samora Correia e será inaugurada em Março de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário