(per)Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Honra para a arquitectura PORTOguesa

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) não esconde o orgulho: com a atribuição do Prémio Pritzker a Eduardo Souto de Moura, são já 2 os antigos estudantes e professores da FAUP a vencer o mais importante galardão da arquitectura (o outro é Siza Vieira, distinguido em 1992).
Souto de Moura já foi professor da FAUP e iniciou funções este ano lectivo como professor catedrático convidado. “É uma enorme honra ter o professor Souto Moura integrado no corpo docente”, diz João Pedro Xavier, vice-director da FAUP. “Estamos felizes por ele. Tem uma obra que justifica plenamente”.
A notícia surgiu primeiro num site espanhol especializado em arquitectura e a certeza chegou ao final da tarde com o anúncio oficial.
“Isto é a confirmação daquilo que é o ensino da escola de arquitectura do Porto, refere o professor, que lembra que Fernando Távora foi mestre de Siza, que, por sua vez, se tornou mestre de Souto Moura. “Há uma linha de continuidade que vem confirmar a qualidade da arquitectura que se faz aqui”, conclui.
Em ano de celebração do seu centenário, a Universidade do Porto torna-se assim a primeira instituição de ensino superior a contar entre os seus quadros de professores e antigos estudantes com 2 premiados por um dos mais importantes galardões internacionais”, diz a UP em comunicado.
 “A atribuição deste prémio, cujo estatuto se assemelha, no âmbito da arquitectura, ao Nobel, é, em primeiro lugar, o justo reconhecimento de um trabalho que vem a desenvolver há anos com enorme coerência, determinação e sensibilidade. É também uma honra para a arquitectura portuguesa que, depois do mesmo prémio atribuído ao arquitecto Álvaro Siza em 1992, um arquitecto português volte a integrar a lista que nos últimos 30 anos reúne os mais notáveis arquitectos mundiais”, diz José Fernando Gonçalves, presidente da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) em comunicado.
A notícia basta para me sentir triplamente satisfeito: português, arquiteto, esbap.

2 comentários: