(per)Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Não é uma regra de 3 (tão) simples e sem prova dos 9?

A Galp e a Cepsa subiram o preço da gasolina nas bombas, respetivamente 2,5 cêntimos e 2 cêntimos, a refletir um acréscimo da cotação da tonelada métrica deste produto refinado nos mercados internacionais na semana passada.
A média das cotações de gasolina 95 refinada no norte da Europa foi de 687,8 euros por cada tonelada métrica (dados da Bloomberg), um aumento de 17 euros face aos 670,81 euros de média na semana de 14 a 18 de março.
A cotação média da gasolina 95 nos mercados serve de referência à única empresa que refina em Portugal - a Galp. Nesta semana, quando a cotação média da gasolina baixou 47 euros, ainda de acordo com os dados da Bloomberg, face à semana de 14 a 18 de março, a petrolífera portuguesa baixou o preço do litro de gasolina em 2,5 cêntimos.
Mais uma variável antes não divulgada, a tonelada métrica(?), para nos confundir os raciocínios mais simples…
Se não veja-se:
Quando houve um aumento de 17 euros por tonelada métrica, as petrolíferas aumentaram a gasolina em 2,5 cêntimos. Faz de conta que está certo(?).
Quando houve um abaixamento de 47 euros por tonelada métrica, as petrolíferas baixaram a gasolina em apenas 2,5 cêntimos. Só se podem ter enganado. Isto é matemática da mais básica, uma regra de 3 simples, que feitas as contas deveria fazer baixar a gasolina 6,9 cêntimos, ou a notícia tem defeito...
E a Autoridade da Concorrência, poderá explicar estes cálculos?
E o governo deixa-se gozar, ou está calado por receber mais imposto?
Como isto já vai! Está tudo em (auto)gestão…

2 comentários:

  1. Miguel,

    Existem vários tipos de toneladas. Existe a métrica que é uma unidade mas ainda existem outras usadas no Reino Unido e respectivo sistema imperial que se chamam "long tons" e ainda as "short tons" que são usadas actualmente na América do Norte.

    A tonelada métrica é uma unidade correspondente ao Megagrama do SI. As outras não.

    Quanto ao resto, já sabes que as explicações para aumentar existem sempre. Se não for porque o preço de petróleo aumentou hoje, foi porque aumentou ontem ou irá aumentar amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Obrigado pelas explicações técnicas, mas é a primeira vez, que me lembre de trazerem à baila esta variável, porque as outras, que já ninguém entendia, como pagar o preço da refinação em Sines, como se tivesse ido à Holanda, só o Presidente da AdC entende.
    De resto, sobe por causa da Líbia e desce por causa da Líbia.
    Eles gozam é com o governo e para o governo, quanto mais caro, mais imposto. E o PPC ainda quer aumentar o umposto sobre a gasolina...
    Abraço

    ResponderEliminar