(per)Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ou resolvem bem, ou também apanham pela tabela…

A zona euro corre o risco de ver a crise de dívida soberana espalhar-se da periferia para o centro, alertou hoje Lorenzo Bini Smaghi, membro do Conselho Executivo do BCE.
A zona euro "continua a enfrentar diversos riscos sérios", incluindo vulnerabilidades ao nível do financiamento bancário, a possibilidade dos desequilíbrios orçamentais num dos 17 estados-membros da moeda única se espalharem a outros países e ameaças ao crescimento económico, disse Bini Smaghi, num discurso em Moscovo, que o BCE publicou hoje na sua página na Internet.
Na atualidade, a crise de dívida que começou na Grécia está "limitada a um pequeno número de países da zona euro", mas "o potencial contágio a outros países da União Europeia ou da zona euro não é insignificante", acrescentou.
Nesta coisa da dívida, apesar de todos os papões com que nos assustam, quero pensar que numa sociedade, nenhum sócio vai à falência sozinho e que todos os outros terão que fazer tudo, por todos.
Dentro da minha ingenuidade, até penso que o atual PM só tem feito bem em não pedir a uns, para pagar aos mesmos… Se isto for abaixo, vão todos e se formos só nós, os credores nada recebem. Ou encontram condições de pagamento exequíveis, que não interfira demasiado na vida das pessoas (que eles sabem que não tem culpa), ou, como se diz, vão receber ao Totta! Bem sei que isto parece proposta de demente, mas não estaremos a parecer mais dementes pagando uns pelos calotes que outros fizeram?
E o que se passou cá e nos outros países à rasca, em que os bancos emprestavam à ceguinha a todo o gato pingado, que não ganhava para pagar os empréstimos, não foi o que aconteceu ao nível dos países e do Mercado financeiro? Ou só agora é que viram que éramos pobres e a empobrecer e que nem aguentávamos com os juros dos empréstimos? Tanta prospeção, tanto estudo, tanta avaliação, tanto rating… e agora é só stress?
Como tenho dito muitas vezes por aqui, o funcionamento em rede do sistema bancário, só pode originar um tombo da estrutura, na falha de uma cavilha. E pelo que diz este especialista, até tenho razão, só por intuição.
Além de tudo, cada economista tem uma proposta de solução, diferente uma da outra e no fim são os políticos que vão escolher uma, no palpite, está-se mesmo a ver, porque se errarem, o povo é que paga e vamos de novo para eleições…

2 comentários:

  1. Vendo bem a coisa, até acho que o Miguel não deixa de ter razão.Querem-nos chupar até ao tutano,os canalhas!

    ResponderEliminar
  2. maria
    A economia é como em casa. A Finança é que é outra loiça.
    Em Portugal ninguém vai preso por dívidas, caso contrário não poderá pagar...
    No Mercado, também há cobradores de fraque...
    Eles bem dizem que somos quase lixo, mas estão mortinhos por lhe por a mão, principalmente à CGD.
    Andam estes escritórios privados a ameaçãr os Estados...

    ResponderEliminar