(per)Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Agora temos mesmo que ATUALIZAR a ortografia

No D.R. n.º 17, Série I, dia 25 de Janeiro foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2010, que determina a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Sistema Educativo no ano letivo 2011-2012 e, a partir de 1 de janeiro de 2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como à publicação do Diário da República.

Assim sendo, e dada a crescente adesão dos nossos media e mais recentemente das televisões, não teremos outra alternativa que não seja iniciarmos também a aplicação do mesmo, com as “dificuldades” inerentes ao processo de familiarização, que é o mesmo que dizer, de incluirmos algumas novas “gralhas”.
Entretanto esperamos que os verificadores da ortografia integrados nos programas dos computadores, sejam atualizados rapidamente, para melhor e mais rápida aprendizagem.

4 comentários:

  1. Eu não irei a adoptar acordo nenhum, Miguel. Lamento mas a Língua Portuguesa não é propriedade do Estado e menos ainda de um qualquer governo. A Língua é comum a todos os nacionais e só estes poderão dizer se querem ou não isto. Ninguém os consultou e, pior ainda, fez-se tudo pela calada da noite como facto consumado.

    Pela minha parte, escreverei como sempre escrevi até que alguém me pergunte. Não reconheço autoridade a meia dúzia de iluminados não eleitos e que ninguém sabe bem quem são, apoiados por um grupo de políticos sem credibilidade e autoridade, para me mexerem na língua.

    No dia que for impossível fazer, deixo de considerar a Língua Portuguesa como minha. Já pouco me sinto português e cada vez mais sinto um apelo da pátria ancestral a chamar-me. Com isto, fico mais para lá do que para cá. A portugalidade cada vez me parece mais um caminho sem saída.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Eu também penso como tu, mas aqui no blogue acho que tenho "obrigação" de seguir as novas regras, por ser lido por muitos lusófonos e também por me ser mais fácil (já que saco notícias escritas quase todas de acordo com o Acordo) porque não precisarei de as "traduzir".
    Pessoalmente, continuarei com o português de agora, até...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. confesso que tenho alguma dificuldade em mudar esta situação, simplesmente não me "soa bem ao olhar"...
    enfim, logo se vê, pode ser que não me incomodem e me deixem escrever como sempre escrevi.

    ResponderEliminar
  4. Andy
    Está a custar me, até porque não me dei ao trabalho de estudar a fundo as alterações.
    O mais engraçado, é que não posso mudar o título do meu blogue, que é Contra-facção e devia ficar Contra-fação.
    Fica como memória...
    Abraço

    ResponderEliminar