(per)Seguidores

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

E com transparência os Governos funcionarão?

Milhares de sites do governo podem disponibilizar dados estatísticos em 3 semanas
O responsável pela área de segurança da Microsoft Portugal e a responsável europeia pela iniciativa Open Government da Microsoft, estão hoje reunidos "com as elites governativas portuguesas" para apresentar um software que agrega e publica milhares de dados de todos os órgãos públicos gratuitamente.
O objectivo é, num prazo de 2 a 3, milhares de websites de autarquias, empresas, câmaras municipais, ministérios e outros órgãos públicos, terem toda a informação simples e acessível a qualquer cidadão. "Há dados que são públicos e não estão acessíveis às pessoas. O objectivo é abrir todos esses dados, sem nunca identificar ninguém", sublinha Sérgio Martinho. A plataforma e a estrutura já estão prontas, falta apenas o OK do governo.
O Open Government Data Initiative (OGDI) começou a ser aplicado na maioria dos países da União Europeia no início de Janeiro, com aprovação da Comissão Europeia. "A CE está muito interessada no conceito, porque os Estados-membros são agora obrigados, por lei, a publicar a informação", diz Francesca Di Massimo. Aproveitando a crise económica em toda Europa, a Microsoft oferece o software aos governos, com a contrapartida de passarem a "utilizar o sistema cloud computing".
É claro que a haver transparência na Administração Pública, a Democracia ganha uns pontos, embora os Governos corram o risco de serem julgados online, com as respectivas consequências, a não ser que os povos já vivam em letargia. Os acontecimentos recentes nos países árabes parecem demonstrar o contrário, mas cá pelo ocidente, a formatação individual e da sociedade já leva uns anos de avanço e nem se sabe se a iniciativa foi deles, ou…
Esperemos que o Governo seja tão lesto na aceitação da“oferta” desta ferramenta, como foi com o pedido e a oferta dos nossos dados pessoais aos EUA…

Sem comentários:

Enviar um comentário